• Carregando...
O Sindimoto estima que aproximadamente 1.200 profissionais, entre mototaxistas e motofretistas, trabalhem em Maringá | Divulgação PMM
O Sindimoto estima que aproximadamente 1.200 profissionais, entre mototaxistas e motofretistas, trabalhem em Maringá| Foto: Divulgação PMM

Serviço

- Inscrições para o curso de mototaxista e motofretista exigido pelo Contran.

- De 26 de julho a 5 de agosto.

- Agência do Trabalhador – Rua Joubert de Carvalho, 675

- Sindimotos, Avenida Guaíra, 200.

Após várias prorrogações no prazo para que os mototaxistas de motofretistas de Maringá fizessem o curso exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Prefeitura de Maringá em parceria com o Governo Federal, vai oferecer o curso gratuitamente para 500 profissionais. Desde janeiro deste ano a Secretaria de Transportes de Maringá (Setran) prorrogou o prazo várias vezes para que eles fizessem o curso, mas não foi possível fechar turmas, segundo a Setran e o Sindicato dos Mototaxistas de Maringá (Sindimoto).

O motivo, segundo o Sindimoto, é o preço do curso oferecido por duas autoescolas de Maringá. "O curso tem o custo de R$ 400 e os profissionais dizem que não tem condições financeiras para pagar. Agora, teremos 500 vagas para estudar de graça, mas quem não correr atrás vai ter que pagar para ficar regular", explica Mauro Afonso Garcia, presidente do Sindimoto.

O Sindimoto estima que aproximadamente 1.200 profissionais, entre mototaxistas e motofretistas, trabalhem em Maringá. "Não haverá vagas gratuitas para todos", lembra Garcia. As inscrições serão abertas nesta terça-feira (26), na Agência do Trabalhador de Maringá ou na sede do Sindimoto.

Curso terá aulas práticas e teóricas

O curso exigido pelo Contran e que será oferecido de graça terá a carga horária de 200 horas, incluindo aulas práticas e teóricas. Segundo a Setran, os interessados devem ter 21 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, com vigência mínima de dois anos.

As aulas seguirão os seguintes tópicos: legislação federal e municipal; conhecimentos básicos de mecânica para manutenção das motos; conhecimento dos logradouros e viários de Maringá; utilização de aparelho GPS; direção defensiva; administração do orçamento familiar e empreendedorismo.

Ainda segundo a Setran, as aulas serão de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30, na nas escolas Ayrton Plaisant, Zuleide Portes e Basílio Itiberê.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]