O comércio maringaense registrou aumento de 26,6% nas consultas de crédito no fim de semana durante a realização da 14.ª Maringá Liquida. O aumento é um comparativo com a edição de setembro do ano passado e serve para medir as vendas, visto que a quantia em dinheiro não é revelada. Em setembro de 2008, foram feitas 4.945 consultas e 6.263 na última edição.
Os números são da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). Segundo a entidade, os números poderiam ser melhores, mas o sistema de consultas de crédito ficou indisponível a partir das 3h de domingo (13), último dia da liquidação. A estimativa é que até o fim daquele dia, outras 800 consultas deixaram de ser realizadas.
Destaque também para o aumento no volume de consultas no domingo: 163% em relação ao mesmo dia na edição de 2008.
O presidente da Acim, Adilson Emir Santos, está feliz com o resultado. "O lojista está cada vez mais criativo. Quem expôs mais vendeu mais", disse ele, lembrando que a Maringá Liquida de setembro foi maior também que a de março (2008).
Entre a sexta-feira (12) e o domingo (14), shoppings e quase mil lojas do comércio maringaense participaram da promoção geral. Lojas de diversos setores promoveram descontos de até 70%. Os consumidores que puderam aproveitar ofertas identificaram as lojas da campanha por meio de bandeirolas, crachás e cartazes.