O Ministério Público do Paraná (MP-PR) ajuizou na última sexta-feira (13) uma ação civil pública contra o ex-prefeito de Maria Helena (na Região Noroeste do estado) Jesse Batista Correa pedindo na Justiça o ressarcimento de R$ 562 mil aos cofres públicos, valor que corresponde ao total das obras do Hospital Municipal, já com correção monetária e juros.
Para a Promotoria da Comarca de Umuarama, houve desperdício de recursos que, em tese, teriam sido aplicados na reforma e ampliação do hospital. Segundo o MP, as obras que teriam sido iniciadas sem planejamento, ainda não foram concluídas, resultando em dilapidação do erário.
"Os requeridos lançaram-se numa verdadeira aventura, pois não sabiam exatamente o que pretendiam executar, não sabiam quanto isso custaria aos cofres públicos e, tampouco, qual seria a sua fonte de custeio", informou o MP na ação. Além do prefeito, a ação também foi ajuizada contra um engenheiro civil.
A Promotoria ainda detectou indícios de desvio de recursos públicos, posto que esse total não teria sido efetivamente empregado nas obras, conforme perícia de engenharia feita na gestão do prefeito que sucedeu Jesse Correa. Por isso, o MP pede que, na eventual hipótese do Judiciário não acolher o pedido principal, condene os requeridos ao ressarcimento da diferença, que, em valores atualizados, seria de mais de R$ 300 mil.
A reportagem tentou contato com o ex-prefeito na tarde desta segunda-feira (16), mas ele não foi localizado para comentar o assunto.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião