Até algum tempo atrás, eram poucos os palcos capazes de catapultar as pessoas para o olimpo das celebridades. Ou era preciso aparecer na novela dos oito, ou nos programas de auditório, ou encontrar um espaço nas principais rádios do país. Mas isso até a internet chegar e roubar pouco a pouco a cena, firmando o seu lugar como uma mídia de grande alcance e com público fiel. Tanto que passou a ter as suas próprias celebridades e até a "emprestá-las" para as mídias tradicionais em especial a tevê.
Rafinha Bastos foi para o CQC, Felipe Neto para o Esporte Espetacular e PC Siqueira para a MTV. A seu tempo, cada um galgou as escadas do sucesso, com um conteúdo original e diferente daquilo que se via nas mídias tradicionais. "O sucesso do YouTube confronta o monopólio da programação que as grandes corporações televisivas apresentam. E geralmente quem tem um discurso diferente consegue seus 15 minutos de fama, ou seus milhões de acessos", avalia a analista de mídias sociais Litiara Batistton.
Para especialistas no assunto, se sobressai na internet quem tem o que dizer, seja feio ou bonito, bem ou mal vestido. O que vale é o talento, a produção constante de conteúdo e a relevância para a audiência com quem dialóga. "A internet não é uma rede de pessoas, mas uma rede de ideias. Para ter sucesso é necessário engajar os outros em torno de suas ideias", opina o sócio-diretor de planejamento da Espalhe Marketing de Guerrilha, Wagner Martins. Talvez pelo nome Wagner não seja reconhecido, mas ele mesmo é uma celebridade da blogosfera. Sob a alcunha de Mr. Manson, ele manteve por anos o site Cocadaboa, em que divulgava notícias falsas pela rede. Algumas delas, aliás, chegaram a ser publicadas em meios de comunicação.
Mais de um hit
Os canais da vez para transformar as pessoas de simples usuários em referências na internet são o YouTube, em primeiro lugar, e o Twitter, em segundo. Mas não adianta ter só um hit na web; é preciso gerar conteúdo de forma contínua. Caso contrário, o caminho acaba sendo o das "subcelebridades" e do ostracismo. "Pessoas que se tornam famosas e desaparecem são comuns em todos os meios de comunicação. São casos específicos: a história que era novidade aos poucos deixa de chamar atenção. E isso ocorre porque nós não temos domínio sobre os grandes canais em que a informação é publicada", acrescenta Litiara.
O especialista em comunicação digital Edney Souza, o Interney, outro nome de brilho da internet, concorda que as "subcelebridades" aquelas pessoas que ficam famosas por algum feito e depois somem estão presentes em todas as mídias. Entretanto, é na rede que elas encontram terreno fértil para se proliferar.
O que Edney acredita é que a web criou as chamadas celebridades de nicho: "gente muito conhecida por sua reputação em um determinado segmento, que se interessa por um assunto específico". E pelo alcance da rede, que em 2010 chegou a 73 milhões de pessoas no Brasil, a televisão e as revistas já não são mais indispensáveis para firmá-las como famosas. "Os canais tradicionais perderam a capacidade de revelar novidades. Em alguns casos, a tevê vem só para sacramentar quem se destacou na internet", arremata Wagner.
Manual de conduta
Brilhar muito na internet pode ser mais fácil do que parece, mas mesmo assim é preciso ralar bastante. Aqui vão algumas dicas sobre o que fazer e o que evitar na rede
Sim
Para conquistar fãs e seguidores não basta manter contas nas principais mídias sociais, como Twitter e YouTube: tem que produzir, regularmente, conteúdo que seja interessante para um certo público. A audiência da internet é segmentada, e por isso o espaço para novas ideias e propostas também é maior. Descubra o seu talento seja ele escrever, fazer piadas, criar vídeos ou falar em frente às câmeras e não desanime. Aproveite os vários palcos dados pela rede e mostre o seu trabalho de forma despretensiosa. Ser diferente dos outros e apresentar um conteúdo original ou o mais próximo disso conta pontos para construir uma estrada consistente para a fama. E de preferência invista em mensagens positivas, porque o mundo já está cheio de notícias ruins.
Não
Aparecer na internet e ser o trending topic do dia pode ser bem mais simples do que você pensa, mas se manter no topo é algo mais complicado. Ficar conhecido por situações vexatórias, por exemplo, pode impulsionar alguém à fama instantânea. No entanto, só isso não é suficiente para garantir o status de celebridade. Isso porque o conceito de "pessoa célebre" está ligado àquilo que ela representa para um determinado grupo, em especial pelos seus feitos e influência de sua "obra". Se o felizardo que ficou conhecido da noite para o dia souber usar dessa exposição e gerar um conteúdo relevante ou mostrar algum talento, é possível que ele se mantenha por mais tempo sob os holofotes da web. Esses são casos raros, é verdade, mas não são impossíveis quando se têm talento.
Vloguers
Com música, humor ou piadas, eles comandam a rede
Mystery Guitar Man (1)
Personagem criado pelo brasileiro Joe Penna, o Mystery Guitar Man ficou famoso no YouTube pelas suas qualidades musicais e vídeos em que aparece tocando mais de um instrumento. Com 145 vídeos cadastrados no site, tem mais de 1,975 milhão de assinantes e performances muito acessadas.
www.youtube.com/user/MysteryGuitarMan
PC Siqueira (2)
Outro caso lembrado de forma recorrente quando se fala em celebridades da internet é o vlogueiro PC Siqueira. Com o canal Maspoxavida, ganhou notoriedade e seguidores na web. Seu canal no YouTube ultrapassa as 28,415 milhões de visualizações totais e conta com mais de 426 mil assinantes. Assim como Felipe Neto, tem um grande número de seguidores no Twitter são mais de 799 mil e também conseguiu um espaço na televisão, com um programa na MTV.
www.youtube.com/user/maspoxavida
Felipe Neto (3)
A pseudorevolta e a rebeldia adolescente é o que alimenta o vlog Não Faz Sentido, do ator Felipe Neto. No seu canal do YouTube, Neto discute vários assuntos com um tom debochado e de irritação. São mais de 638 mil pessoas inscritas no vlog e 21,725 milhões de visualizações dos seus vídeos. A fama na internet o levou a dar entrevistas na tevê, virar garoto-propaganda e ganhar um espaço no Esporte Espetacular.
www.youtube.com/user/felipeneto
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião