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Humorista do CQC, Rafinha Bastos também começou na internet | Fotos: Divulgação
Humorista do CQC, Rafinha Bastos também começou na internet| Foto: Fotos: Divulgação
  • Felipe Neto: revolta da juventude rendeu propagandas e espaço na tevê
  • O brasileiro Joe Penna, ou MisteryGuitarMan: sucesso mundial
  • PC Siqueira: comentários sobre assuntos aleatórios deram visibilidade fora da rede

Até algum tempo atrás, eram poucos os palcos capazes de catapultar as pessoas para o olimpo das celebridades. Ou era preciso aparecer na novela dos oito, ou nos programas de auditório, ou encontrar um espaço nas principais rádios do país. Mas isso até a internet chegar e roubar pouco a pouco a cena, firmando o seu lugar como uma mídia de grande alcance e com público fiel. Tanto que passou a ter as suas próprias celebridades e até a "emprestá-las" para as mídias tradicionais – em especial a tevê.

Rafinha Bastos foi para o CQC, Felipe Neto para o Esporte Espetacular e PC Siqueira para a MTV. A seu tempo, cada um galgou as escadas do sucesso, com um conteúdo original e diferente daquilo que se via nas mídias tradicionais. "O sucesso do YouTube confronta o monopólio da programação que as grandes corporações televisivas apresentam. E geralmente quem tem um discurso diferente consegue seus 15 minutos de fama, ou seus milhões de acessos", avalia a analista de mídias sociais Litiara Batistton.

Para especialistas no assunto, se sobressai na internet quem tem o que dizer, seja feio ou bonito, bem ou mal vestido. O que vale é o talento, a produção constante de conteúdo e a relevância para a audiência com quem dialóga. "A internet não é uma rede de pessoas, mas uma rede de ideias. Para ter sucesso é necessário engajar os outros em torno de suas ideias", opina o sócio-diretor de planejamento da Espalhe Marketing de Guerrilha, Wagner Martins. Talvez pelo nome Wagner não seja reconhecido, mas ele mesmo é uma celebridade da blogosfera. Sob a alcunha de Mr. Man­­son, ele manteve por anos o site Coca­­daboa, em que divulgava notícias falsas pela rede. Algumas delas, aliás, chegaram a ser publicadas em meios de comunicação.

Mais de um hit

Os canais da vez para transformar as pessoas de simples usuários em referências na internet são o YouTube, em primeiro lugar, e o Twitter, em segundo. Mas não adianta ter só um hit na web; é preciso gerar conteúdo de forma contínua. Caso contrário, o caminho acaba sendo o das "subcelebridades" e do ostracismo. "Pessoas que se tornam famosas e desaparecem são comuns em todos os meios de comunicação. São casos específicos: a história que era novidade aos poucos deixa de chamar atenção. E isso ocorre porque nós não temos domínio sobre os grandes canais em que a informação é publicada", acrescenta Litiara.

O especialista em comunicação digital Edney Souza, o Interney, outro nome de brilho da internet, concorda que as "subcelebridades" – aquelas pessoas que ficam famosas por algum feito e depois somem – estão presentes em todas as mídias. Entretanto, é na rede que elas encontram terreno fértil para se proliferar.

O que Edney acredita é que a web criou as chamadas celebridades de nicho: "gente muito conhecida por sua reputação em um determinado segmento, que se interessa por um assunto específico". E pelo alcance da rede, que em 2010 chegou a 73 milhões de pessoas no Brasil, a televisão e as revistas já não são mais indispensáveis para firmá-las como famosas. "Os canais tradicionais perderam a capacidade de revelar novidades. Em alguns casos, a tevê vem só para sacramentar quem se destacou na internet", arremata Wagner.

Manual de conduta

Brilhar muito na internet pode ser mais fácil do que parece, mas mesmo assim é preciso ralar bastante. Aqui vão algumas dicas sobre o que fazer e o que evitar na rede

Sim

Para conquistar fãs e seguidores não basta manter contas nas principais mídias sociais, como Twitter e YouTube: tem que produzir, regularmente, conteúdo que seja interessante para um certo público. A audiência da internet é segmentada, e por isso o espaço para novas ideias e propostas também é maior. Descubra o seu talento – seja ele escrever, fazer piadas, criar vídeos ou falar em frente às câmeras – e não desanime. Aproveite os vários palcos dados pela rede e mostre o seu trabalho de forma despretensiosa. Ser diferente dos outros e apresentar um conteúdo original – ou o mais próximo disso – conta pontos para construir uma estrada consistente para a fama. E de preferência invista em mensagens positivas, porque o mundo já está cheio de notícias ruins.

Não

Aparecer na internet e ser o trending topic do dia pode ser bem mais simples do que você pensa, mas se manter no topo é algo mais complicado. Ficar conhecido por situações vexatórias, por exemplo, pode impulsionar alguém à fama instantânea. No entanto, só isso não é suficiente para garantir o status de celebridade. Isso porque o conceito de "pessoa célebre" está ligado àquilo que ela representa para um determinado grupo, em especial pelos seus feitos e influência de sua "obra". Se o felizardo que ficou conhecido da noite para o dia souber usar dessa exposição e gerar um conteúdo relevante ou mostrar algum talento, é possível que ele se mantenha por mais tempo sob os holofotes da web. Esses são casos raros, é verdade, mas não são impossíveis quando se têm talento.

Vloguers

Com música, humor ou piadas, eles comandam a rede

Mystery Guitar Man (1)

Personagem criado pelo brasileiro Joe Penna, o Mystery Guitar Man ficou famoso no YouTube pelas suas qualidades musicais e vídeos em que aparece tocando mais de um instrumento. Com 145 vídeos cadastrados no site, tem mais de 1,975 milhão de assinantes e performances muito acessadas.

www.youtube.com/user/MysteryGuitarMan

PC Siqueira (2)

Outro caso lembrado de forma recorrente quando se fala em celebridades da internet é o vlogueiro PC Siqueira. Com o canal Maspoxavida, ganhou notoriedade e seguidores na web. Seu canal no YouTube ultrapassa as 28,415 milhões de visualizações totais e conta com mais de 426 mil assinantes. Assim como Felipe Neto, tem um grande número de seguidores no Twitter – são mais de 799 mil – e também conseguiu um espaço na televisão, com um programa na MTV.

www.youtube.com/user/maspoxavida

Felipe Neto (3)

A pseudorevolta e a rebeldia adolescente é o que alimenta o vlog Não Faz Sentido, do ator Felipe Neto. No seu canal do YouTube, Neto discute vários assuntos com um tom debochado e de irritação. São mais de 638 mil pessoas inscritas no vlog e 21,725 milhões de visualizações dos seus vídeos. A fama na internet o levou a dar entrevistas na tevê, virar garoto-propaganda e ganhar um espaço no Esporte Espetacular.

www.youtube.com/user/felipeneto

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