CARREGANDO :)

O Aeroporto Silvo Name Junior, de Maringá, deve encerrar o ano com o fluxo total de 488 mil passageiros, um crescimento de 52% em relação ao ano passado, quando o movimento foi de 319,5 mil usuários. A estimativa, que consta em um relatório divulgado nesta semana, pela administração do terminal, revela um número maior do que a capacidade da atual estrutura, que é de 430 mil embarques e desembarques por ano.

Publicidade

A falta de estrutura para atender a demanda está causando reclamações de alguns passageiros. É o caso do administrador Airton Aparecido, que critica o atendimento nos horários de maior movimento. "A estrutura parece que está ficando no seu limite máximo. Nos horários de picos nós enfrentamos algumas filas", afirmou para a reportagem da RPC TV Maringá. Já o gerente de vendas Denílson Trena reclama da concentração de voos nos mesmos horários. "Vira aquela loucura no check-in, aquele stress. Se a gente tivesse a possibilidade de ter horários mais espaçados, seria mais interessante", disse.

O superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio, reconhece a dificuldade enfrentada no local durante os horários de pico. "Com criatividade, nós estamos enfrentando o problema, mas vai chegar um momento em que vai ser necessária a ampliação".

Valêncio ressaltou que já existem projetos para aumentar as salas de embarque e melhorar a infraestrutura do pátio. O trabalho está orçado em cerca de R$ 30 milhões, mas o projeto deve ser reformulado.

"Estou em Brasília. Vou aos ministérios da Justiça e da Defesa para discutir a possibilidade de obter mais equipamentos de Raio-X e a aquisição de recursos para reformas, que devem ocorrer a médio prazo. Também já iniciamos conversa com o governador eleito, Beto Richa, e ele deu sinais de que vamos ter apoio para essa ampliação".

Crescimento acima da média

Publicidade

O aeroporto de Maringá bateu recorde de movimento no mês passado. Foram 49 mil passageiros, 31% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Segundo Valêncio, essa elevação ocorreu devido ao bom momento da aviação brasileira e da economia da região Noroeste do estado. "Nosso crescimento está acima da média brasileira. Acredito que vamos ficar novamente entre os terminais com melhor desempenho do país". Em 2009, foram registrados 319.576 embarques e desembarques no Silvio Name Junior. Na ocasião, o terminal ampliou em 47% o fluxo de passageiros em relação ao ano anterior, perdendo apenas para Viracopos, em Campinas-SP (elevação de 210%) e Itajaí/Navegantes-SC (50%).