Quando o Fórum Eleitoral de Maringá abriu as portas, por voltas das 9 horas desta sexta-feira (4), uma fila enorme de pessoas já aguardava atendimento. O motivo é que o prazo para realizar o cadastramento biométrico termina neste 4 de outubro e não haverá, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), prorrogação.
A maratona para quem deixou o compromisso para a última hora será exaustivo. Segundo o analista do TRE Julian Nascimento, o tempo de espera para ser atendido era de duas horas, desde o início do expediente no Fórum. "Distribuiremos senhas até as 18 horas, depois disso o eleitor não poderá ser atendido."
O auxiliar administrativo Lucas Martini Trabuco, 25 anos, foi até o fórum no penúltimo dia do prazo e disse que a espera foi grande. "Cheguei logo após a chuva, quando muita gente foi embora para não se molhar", lembrou. "Mesmo com a fila menor, tive de esperar 20 minutos para pegar a senha e mais 40 minutos para ser atendido."
De acordo com Nascimento, aproximadamente 240 mil eleitores maringaenses (87% do total) fizeram o recadastramento até quinta-feira (3). Maringá alcançou a meta líquida, de 80% dos eleitores, no sábado (29). A previsão é de, ainda assim, cerca de 30 mil títulos sejam cancelados.
Quem perder o prazo, poderá regularizar o título de 14 de outubro deste ano a 7 de maio de 2014, na sede da Justiça Eleitoral, na Avenida Dr. Gastão Vidigal, nº 605, na Zona 8. O horário de atendimento é do meio-dia às 19 horas. É preciso levar o Título de Eleitor, um documento com foto e um comprovante de residência.
De acordo com o analista judiciário, o eleitor não pagará multa. "Não haverá multa, mas, se perder esse outro prazo, a pessoa ficará impossibilitada de votar nas próximas eleições e isso implicará em alguns prejuízos, como solicitar passaporte, empréstimo, pensão, aposentadoria ou assumir um cargo público", alertou.