A Prefeitura de Maringá assina na próxima sexta-feira (12), o ato de ordem de serviço para iniciar a construção do Contorno Norte. O início efetivo dos trabalhos está previsto para o próximo mês de janeiro e a conclusão deverá ocorrer no prazo de dois anos.
A finalidade da obra é desviar o tráfego pesado de veículos da BR-376, que atravessa a cidade no sentido leste-oeste, utilizando a Avenida Colombo, e colaborar para a diminuição de acidentes no local. De acordo com o coordenador municipal de Políticas Urbanas e Meio Ambiente, Guatassara Boeira, a construção do contorno já conta com R$ 14 milhões, dos R$ 147 milhões orçados pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). A obra será executada pela construtora Sanches Tripoloni, de Maringá.
Projeto
Conforme o projeto, a pista do Contorno Norte terá 17,2 quilômetros de extensão e vai ligar o trevo na divisa entre Maringá e Sarandi localizado no início da Avenida Sincler Sambatti (Contorno Sul) ao trevo da Coca-Cola, localizado na zona oeste da cidade, onde está o entroncamento com a Avenida Sabiá. Parte do traçado seguirá os trechos projetados e os já existentes da Avenida Major Abelardo José da Cruz.
A meta é fazer com que o desvio rodoviário absorva boa parte dos 50 mil veículos que circulam diariamente pela Avenida Colombo, além de reduzir o tráfego de veículos pesados na Avenida Morangueira que dá acesso à PR-317, ligando Maringá ao sul do estado de São Paulo.