O Observatório Social de Maringá (OSM), que faz parte da Sociedade Eticamente Responsável (SER), está entre os 13 finalistas, dentre 418 projetos de 33 países, do concurso "Experiências em Inovação Social" da Comissão Econômica Para América Latina e Caribe (Cepal), da Organização das Nações Unidas (ONU). O vencedor será apresentado durante a Feira de Inovação, que acontecerá de 11 a 13 de novembro de 2009, na Guatemala.
Para o vice-presidente do Observatório, Décio Rui Pialarissi, o reconhecimento da ONU pelo trabalho apresentado dá animo aos integrantes do Observatório a continuar batalhando pela cidadania e responsabilidade fiscal. "Que cada um de nós paguemos nossos impostos para a construção de nosso país, mas que estes recursos sejam gastos sempre com transparência e em benefício da sociedade", lembrou.
Durante os três dias, além de participar da Feira, cada projeto deverá fazer uma apresentação ao Comite de Notables, que será o encarregado de definir as posições que ocuparão os cinco primeiros lugares do concurso. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 13 de novembro.
Além do Observatório Social, outras três entidades brasileiras concorrem ao prêmio de inovações sociais, além de outros países como Argentina, Uruguai, México, Costa Rica, Chile e Peru.
O Observatório é uma Ong sem fins econômicos que acompanha os trabalhos de vereadores, fiscaliza as licitações e acompanha aas contas públicas, além de desenvolver estudos sobre as condições habitacionais, sociais e econômicas da região de Maringá.