A empresa de telefonia Oi Brasil Telecom foi a líder de reclamações no Procon de Maringá no ano passado. No total, foram 2.402 queixas contra a operadora, o que representa 10% do total de 23.231 atendimentos realizados pelo órgão no período. Os dados foram divulgados no final da tarde de terça-feira (14).
Outras quatro empresas de telefonia estão na lista das dez que mais somaram reclamações no ano passado: em segundo lugar TIM Sul (com 1.773 reclamações); em quarto lugar, Claro (1.208); em sétimo lugar, Vivo (401); e em oitavo lugar GVT, (364).
Além da telefonia, o setor financeiro foi outro que deixou muitos maringaenses insatisfeitos no ano passado. A soma das queixas sobre cartões de crédito, bancos e problemas financeiros totalizam 6.031 atendimentos.
Com esse volume de queixas, o setor financeiro responde por um quarto do total de reclamações registradas no órgão municipal. As empresas Itaucard, BV Financeira,Itau Unibanco, Santander e Panamericano estão entre as dez empresas que deixaram os maringaenses mais insatisfeitos (veja ranking no box ao lado).
A Gazeta Maringá entrou em contato com oito das empresas listadas pelo Procon de Maringá. Até as 12h45, a reportagem não conseguiu contato com a assessoria de comunicação da Tim Sul e da Vivo.
Até este mesmo horário, o Banco Panamericano afirmou que já atua na revisão e melhoria dos processos internos da empresa. Já a BV Financeira não quis se pronunciar sobre o caso.
A assessoria de imprensa do Itaucard e do Banco Itaú Unibanco esclareceu que as demandas que foram classificadas como efetivas e acabaram sendo entendidas como procedentes pelo órgão, representaram apenas 3% de todos os casos classificados como reclamação. "Em 2011, a instituição resolveu 97% das demandas consensualmente e em fase preliminar, o que demonstra nosso respeito e cuidado com os consumidores que decidem buscar apoio em um órgão de Defesa do Consumidor. Entendemos que a liderança entre os bancos privados e no setor de cartões de crédito aumenta nossa responsabilidade para a cada dia mais, aprimorar nossos diversos canais de atendimento", afirmou em nota.
A Claro e a Oi informaram que investem continuamente na melhoria dos serviços prestados e no atendimento de seus clientes.