• Carregando...
 | Ivan Amorim
| Foto: Ivan Amorim

Situação dos aeroportos no Paraná

Os principais aeroportos do Paraná operavam normalmente na manhã desta terça-feira (03), por volta das 7h45. O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, operava por instrumentos desde as 16h30 de segunda-feira (2). Com isso, por volta das 8 horas, havia quatro voos atrasados no terminal, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Além disso, três voos da Gol foram cancelados.

Já o Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, no Norte do Paraná, e o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, operavam de modo visual na manhã desta terça-feira. A Infraero não registrou atrasos e nem cancelamentos no terminal de Londrina. Já no aeroporto de Foz do Iguaçu, um voo havia sido cancelado até as 8 horas.

Muita gente ficou no saguão aguardando alguma informação das companhias aéreas

Após 17 horas sem pousos, o Aeroporto Silvio Name Júnior, em Maringá, já registrou 11 voos cancelados desde às 17 horas de segunda-feira (2). Somente na manhã de terça(3), cinco viagens não foram realizadas, entre eles um voo da Gol, rumo a Curitiba e um da Trip, para Londrina.

Segundo o balcão de informações do local, o terminal reabriu para decolagens por volta das 10h30 desta terça-feira (3). No entanto, nenhuma aeronave está em solo aguardando voo. O terminal continua fechado para pousos desde às 17 horas de segunda-feira (2), por causa do mau tempo.

Apesar da reabertura, as decolagens podem ser canceladas novamente devido a instabilidade no tempo. Segundo superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio, o forte nevoeiro concentrado na região foi o responsável pelo fechamento. "Ao vermos os dados do Simepar, veremos que este nevoeiro está em várias partes do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, dificultando o trabalho em vários aeródromos".

Questionado sobre a modernização da aparelhagem para auxílio de pousos e decolagens, Valêncio informou que está sendo verificada a possibilidade de adquirir um aparelho denominado ILS (sigla em inglês significa Instrument Landing System). O equipamento proporciona orientação mais precisa em condições de baixa visibilidade.

"Com o crescimento das operações, se faz necessária a aquisição de equipamentos que ampliem as condições de navegabilidade . No entanto, isso demanda recursos altíssimos, que temos que viabilizar com projetos. Não é simples, tanto é que o aeroporto de Londrina está lutando por isso há anos.

Segunda-feira problemática

A última operação no aeroporto foi de um voo da Trip que pousou e decolou às 16h40de segunda-feira. De acordo com a meteorologia do terminal, o aeroporto abriu e fechou várias vezes ao longo da tarde, até que foi totalmente fechado.

Até o início da noite de segunda-feira (2), quatro voos haviam sido cancelados no Silvio Name Júnior, em Maringá. Em um dos casos, parte dos passageiros da companhia aérea Gol, que deveria embarcar para Curitiba às 17h, optarou por continuar a viagem por via terrestre. Também foram cancelados um voo da Pantanal e dois da Trip.

O avião da Gol que levaria os passageiros de Maringá para Curitiba não conseguiu pousar e foi desviado para Londrina. Também precisou retornar para o aeroporto de origem, o voo da Pantanal que vinha de Marília. Os passageiros dessa rota tiveram as passagens remarcadas.

Mesmo antes do fechamento, a direção do terminal havia confirmado que alguns voos da Gol atrasaram, embora o número de atrasos não tenha sido contabilizado. O problema se repetiu em todo o país.

De acordo com a Gol, os atrasos são reflexos do intenso tráfego aéreo na sexta-feira (30), quando a empresa teve de transferir algumas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, para o Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. A assessoria da Gol disse que, na sexta, as tripulações atingiram o limite de horas de trabalho e não puderam seguir viagem. A Gol aponta também o aumento no movimento com o fim das férias escolares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]