A Polícia Militar (PM) fechou nesta quara-feira (15) o balanço das ações realizadas durante a Operação Vestibular. Entre 20h de sexta-feira (10) e a meia-noite desta terça-feira (14), 1.690 pessoas foram abordadas para averiguações, 177 veículos fiscalizados e 142 motoristas receberam notificações de trânsito. Além disso, duas carteiras de habilitação e cinco certificados de licenciamento de veículos foram recolhidos.

CARREGANDO :)

O comando da PM avalia como positivo o resultado da operação, que foi tranquila na comparação com o período do concurso do fim do ano passado. Não foram flagradas pessoas desrespeitando a Lei Seca, que proibia a venda e consumo de bebidas alcoólicas nas proximidades da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Nem estabelecimentos comerciais, nem ambulantes foram notificados.

"Foi de fundamental importância a conscientização dos comerciantes, que também contribuiriam para esses resultados positivos", disse o tenente da PM, Alexandro Marcolino Gomes.

Publicidade

Em dezembro de 2008, para se ter ideia, a PM flagrou 113 pessoas consumindo bebidas alcoólicas ilegalmente. Outras 13 pessoas foram detidas, por crimes como consumo e venda de drogas, perturbação do sossego e desacato à autoridade.

"A diferença é que neste ano a conscientização dos estudantes e dos moradores da região da UEM aumentou bastante", afirma Gomes.

Cerca de 40 policiais trabalharam por dia na fiscalização do cumprimento à Lei. Eles percorrem as ruas onde o consumo é proibido e abordam pessoas com atitudes suspeitas.

A proibição da comercialização de bebidas alcoólicas durante o vestibular é estabelecida pela Lei Municipal nº 8.054/08. A chamada Lei Seca está valendo desta sexta-feira (10) e se encerra à meia-noite de terça-feira (14).

A proibição foi válida para o quadrilátero entre a Avenida Colombo e a Rua Vitória, e a Avenida Morangueira e a Rua Quintino Bocaiúva, com exceção para a Rua Vitória e a Avenida Morangueira.

Publicidade