A Orquestra Filarmônica do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) vai gravar nesta quinta-feira (30) o seu segundo DVD. A apresentação está marcada para o Teatro Calil Haddad, a partir das 20h, e terá entrada livre.
De acordo com o maestro Davi Oliveira, a intenção é interagir mais com o público nesta segunda gravação. A orquestra executará um repertório eclético e inédito, com obras eruditas, populares brasileiras, temas de filmes, entre outros. No total, serão apresentadas 15 músicas, dentre elas, o tema de "O Fantasma da Ópera".
De acordo com o responsável técnico, Emmanuel Tavares, o DVD terá cerca de uma hora e meia de gravação e deve ser finalizado em dois ou três meses. A parte técnica da gravação contará com uma equipe do próprio Cesumar, formada por quase 40 profissionais. Serão utilizadas dez câmeras e 25 microfones.
O DVD finalizado vai incluir também o making off, mostrando como foi desenvolvido todo o trabalho, desde os preparativos iniciais até os bastidores antes da gravação e declarações de pessoas importantes no processo de produção.
Orquestra tem sete anos
A Orquestra Filarmônica do Cesumar começou a ser montada em janeiro de 2003 pelo regente titular Davi do Carmo Oliveira e pelo spalla Bruno de Oliveira Corrêa, ambos vindos de Belo Horizonte (MG), a convite do reitor da instituição, Wilson de Mattos Silva.
Já em fevereiro, com o grupo de músicos montado, tiveram início os ensaios e em 17 de março do mesmo ano ocorreu a primeira apresentação para o público acadêmico. Dois meses depois, a OFC fez apresentação aberta à comunidade na Praça da Catedral.
A OFC é totalmente subsidiada pelo Cesumar e o objetivo da instituição ao manter esse investimento é levar a música orquestrada para a região e incentivar a diversidade musical. Seus integrantes em sua maioria são pessoas com graduação superior em música ou que estão se graduando.
Confira outras atrações culturais no Guia Gazeta Maringá