O Dia Mundial da Água, celebrado no último domingo (22), será lembrando também nesta segunda-feira (23) em Maringá. Duas palestras técnicas, abertas ao público, estão sendo programas no Auditório do Colégio Juscelino Kubitschek de Oliveira, na Zona 5.
Às 19h30 terá início a palestra "A Questão Ambiental: Uma Abordagem Histórica" ministrada pelo bioquímico da Sanepar, José Roberto de Abreu.
A partir das 21 horas o assunto abordado será "A Importância e os Desafios do Processo de Elaboração do Plano de Gestão de Recursos Hídricos". As palestrantes serão a bióloga Thatiana Vanessa Sória mestre em Genética e Melhoramento e a tecnóloga ambiental Priscila Zanardo Vieira especializada em Gerenciamento e Auditoria.
Blitz ecológica
No domingo, funcionários de órgãos ambientais da cidade organizaram uma blitz ecológica na Avenida Brasil, em Maringá. A finalidade era destacar a importância da proteção, monitoramento, ordenação, inventário e gestão dos recursos hídricos.
Mais de 1.200 veículos foram abordados. Houve distribuição de lixeiras para veículos e panfletos de orientação e sensibilização para a importância da preservação dos recursos hídricos.
Mudança de Hábito
Exposições e mostras de práticas ecoambientais alertaram para a necessidade de economizar água por meio de mudanças de hábitos e atitudes rotineiras. Entre as ações foram destacadas iniciativas como diminuir o tempo dos banhos diários, não deixar a torneira permanentemente aberta durante o ato de se barbear ou escovar os dentes e evitar que a mangueira permaneça jorrando água enquanto é feita a lavagem do carro ou calçada.
Considerado pela Constituição Brasileira como um direito e bem comum de toda a sociedade, o acesso à água é um recurso limitado e sua disponibilidade diminui em função do aumento do consumo, da distribuição desigual, do desperdício e da poluição.
Conforme estatísticas, mais de dois bilhões de pessoas no mundo inteiro não têm acesso à água potável e, portanto, seu uso consciente é um dever de todos.