Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Belas paisagens

Para quem tem uma queda pelas quedas do Paraná

A trilha que leva ao Salto São João acaba no exato encontro do rio com a queda, de 84 m | Josué Teixeira/Gazeta do Povo
A trilha que leva ao Salto São João acaba no exato encontro do rio com a queda, de 84 m (Foto: Josué Teixeira/Gazeta do Povo)

Trilha em meio à mata, sombra e a impressionante sensação de ficar a poucos passos da cabeceira de uma queda d’água de 84 metros. O Salto São João, em Prudentópolis (Campos Gerais), é uma boa opção para quem gosta da mistura de adrenalina com a calmaria do campo, mas não é a única. O Paraná tem "gigantes de água doce" em todas as regiões, com infraestrutura para visitação e hospedagem (veja o roteiro). A própria região dos Campos Gerais oferece diversas opções não muito distantes da capital.

Prudentópolis, conhecida como a "terra das cachoeiras gigantes", fica a 200 quilômetros de Curitiba e apresenta quedas d’água para todos os gostos, de pequenas cascatas a quedas que abrem enormes vales no meio do verde. Um desses paredões de água é justamente o Salto São João. Ele fica a 18 km da cidade e pode ser visto, de forma panorâmica, da margem da estrada rural que leva até o rio, cujo nome é o mesmo da cachoeira. A vista é bonita e grandiosa, mas não se compara à paisagem que surge quando se está quase em cima dele.

A cabeceira pode ser acessada por uma trilha feita dentro da propriedade do agricultor Cláudio Lis, que mantém a Pousada Salto São João no local. A caminhada é tranquila, mas há trechos íngremes e degraus, o que exige boa condição física. O valor para fazer a trilha é de R$ 5 por pessoa. "Cobramos apenas para a manutenção da trilha e dos banheiros. Também sempre peço que as pessoas não deixem lixo pela mata", ressalta Cláudio. O caminho no meio da vegetação acaba no exato encontro do rio com a queda e a vista é, realmente, de tirar o fôlego.

Projeto de melhoria

O local não possui mirantes, o que exige certo cuidado. No entanto, já existe um projeto para transformar a área em parque estadual. As obras de melhoramento – que incluem a construção dos mirantes – devem ser iniciadas até maio. "As cachoeiras são o nosso principal atrativo e o Salto São João é um símbolo da cidade. Quase metade dos turistas que procuram a região vem de outros estados e cerca de 9% são do exterior", afirma o gerente da Secretaria Municipal de Turismo de Prudentópolis, Johan Schipper.

A área rural do município ainda oferece mais oito saltos para visitação. No Centro de Informações Turísticas, ao lado da prefeitura, está disponível um material com um roteiro que mostra a localização de todas as cachoeiras, além de informações de hospedagem.

Serviço

Centro de Informações Turísticas de Prudentópolis: (42) 3908-1105.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.