Chegou a hora do Grêmio Metropolitano fazer as contas. A rodada do próximo final de semana será decisiva para o futuro do time na Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. Como o não tem mais chances de ser campeão do returno, o clube precisa se manter entre os quatro primeiros colocados para chegar a semifinal. Além disso, os maringaenses terão de "secar" o Londrina, que não pode vencer o segundo turno.
Se o campeonato terminasse hoje, estariam classificados o Londrina (como campeão do primeiro turno), o Toledo (campeão do returno), o Foz do Iguaçu e o Grêmio Metropolitano, como times de melhor índice técnico levando em consideração a classificação geral.
Para continuar neste grupo, o time de Maringá precisa pelo menos empatar com o Nacional jogando em casa. Uma vitória do adversário levaria a equipe de Rolândia aos mesmos 30 pontos da equipe gremista, que perderia a quarta posição nos critérios de desempate (Nacional teria uma vitória a mais).
Derrota do Londrina
No entanto, de nada valerá o Grêmio Metropolitano ficar entre os quatro primeiros se o Londrina vencer o returno. Como foi campeão do primeiro turno, o "tubarão" leva a taça do torneio se repetir o feito, eliminando a necessidade de uma próxima fase. Neste caso subiriam para a primeira divisão o Londrina e o Toledo, que teria o melhor índice técnico levando em conta os dois turnos.
Com 20 pontos no returno, o Londrina está a apenas dois pontos do Toledo. Para garantir o campeonato antecipadamente, o time alviceleste precisa vencer o Foz fora de casa e torcer para que o Toledo pelo menos empate com o Serrano, em Prudentópolis. Nesse caso os dois times iriam a 23 pontos, mas o tubarão levaria vantagem no número de vitórias.
Apesar de também depender de outras equipes, o técnico do Grêmio Metropolitano , Rodrigo Casca, se mostra confiante. "Durante o torneio procuramos fazer a nossa parte, até porque se dependesse só dos outros não teríamos chegado até aqui. De qualquer forma, acredito que podemos confiar na equipe do Foz, que é competente e também briga para chegar no mata-mata", afirmou.
Sport Campo Mourão tem duelo de morte com FC Cascavel
Outro duelo que promete ser empolgante é o confronto entre Sport Campo Mourão e FC Cascavel. O jogo vale o rebaixamento para a terceira divisão. O time da região oeste está com 14 pontos na classificação geral, dois a mais do que os mourãoenses, que precisam vencer para continuar na Divisão de Acesso do ano que vem.
Já o Iguaçu, que também tem 14 pontos, não corre mais risco de rebaixamento. A próxima partida do time de União da Vitória seria contra o São José, que foi eliminado do torneio por ter faltado em duas partidas. Com isso, mesmo sem jogar, a equipe ganhará três pontos.