Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
educação

Paralisação de professores pode deixar 25 mil alunos sem aula em Maringá

Mais de 25 mil alunos podem ficar sem aulas nos três turnos desta quarta-feira (24), por conta da paralisação de 5 mil professores da rede estadual de ensino em Maringá. Nos 22 municípios da região atendidos pela Associação dos Professores do Paraná (APP Sindicato), a expectativa é de que 8 mil professores cruzem os braços e de que 40 mil estudantes fiquem sem aula. A paralisação faz parte da programação da semana nacional da defesa da educação promovida pela Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação (CNTE).

A presidente da regional do APP Sindicato, Vilma Garcia da Silva, explica que, além da mobilização apoiar a causa nacional, os professores protestam pelo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), pela melhoria na cobertura e no atendimento do Sistema de Assistência a Saúde (SAS), pelo maior número de concursos para servidores nas instituições de ensino estaduais e por melhores condições de trabalho aos docentes de escolas destinadas a alunos com necessidades especiais.

Vilma afirma que na região existem centenas de professores concursados para a rede estadual de ensino que são cedidos a centros como as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR). "Esses profissionais deveriam ter as mesmas condições de trabalho do que os outros professores que trabalham nas escolas públicas. Mas o que acontece é que eles estão privados de direitos como as horas atividades e as aulas de 50 minutos."

Em Maringá, os professores se reuniram às 9h30 desta quarta-feira (24) na Praça Raposo Tavares, no centro da cidade, para a realização de protestos. A manifestação ocorreu, também, em Campo Mourão, Cianorte, Paranavaí e Umuarama. Em Curitiba, os professores realizaram protestos em frente ao Palácio do Iguaçu, sede do governo estadual, e realizaram simbolicamente o "Funeral do SAS".

As aulas em todas as escolas estaduais do Paraná serão retomadas normalmente na quinta-feira (25), segundo a presidente regional do APP Sindicato, Vilma Garcia da Silva.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros