A Prefeitura de Paranavaí estuda a instalação de uma Guarda Municipal, que chegaria às ruas do município em novembro de 2012. O projeto já recebeu o primeiro aval do prefeito Rogério Lorenzetti (PMDB) e, nos próximos dias, vai receber sugestões do Conselho Comunitário de Segurança e de outros interessados.
O secretário de Comunicação Social, Jorge Roberto Pereira da Silva, observa que a prefeitura buscou experiências em outros municípios para elaborar a proposta que vai ser instalada em Paranavaí. As guardas de Maringá, Umuarama e Arapongas foram analisadas como modelos.
Segundo ele, a necessidade de criação da guarda está relacionada a ações de vandalismo. "Desde o início desta gestão, estamos discutindo se seria melhor instalar câmeras ou ter uma Guarda Municipal própria. Optamos por essa última, que é mais barata e eficiente."
O projeto prevê a contratação de 50 pessoas 45 homens e cinco mulheres por meio de um concurso, que vai exigir dos candidatos Ensino Médio completo e algumas especificidades, como altura mínima de 1,6 metro e idade limite de 35 anos. "Essas pessoas vão ser contratadas progressivamente. Temos que estudar o impacto financeiro. A Polícia Militar (PM) deve fazer o treinamento", explicou Silva.
Sobre os veículos e as armas que serão utilizadas pela Guarda, o secretário informou que devem ser adquiridos motocicletas e pequenos veículos para ronda, além de armas de choque, como a Taser. A prefeitura ainda não definiu o orçamento necessário para esse projeto.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa