O Parque do Ingá recebe aproximadamente 12 mil visitantes por mês, segundo a Prefeitura| Foto: Divulgação/PMM

Fotos no Parque do Ingá

Você tem fotos, antigas ou novas, no Parque do Ingá? Se sim, envie para o Meu Álbum da Gazeta Maringá!

CARREGANDO :)

O Parque do Ingá comemora 42 anos nesta quinta-feira (10). O local é considerado um dos principais pontos turísticos de Maringá e atrai visitantes de todos os cantos do Brasil e até do mundo. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, cerca de 12 mil pessoas passam por lá a cada mês.

Nesta quinta-feira (10) não haverá programação especial, mas na sexta-feira (11) será rezado um terço na gruta que fica no interior do parque. A celebração será feita pelo arcebispo de Maringá, Dom Anuar Batistti a partir das 17 horas.

Publicidade

A comemoração também se estenderá pelo sábado (12). A partir das 13h30, a Prefeitura realizará atividades para os visitantes. Serão oferecidas oficinas de pintura, feira de animais peçonhentos, circuito de música e brincadeiras lúdicas. A entrada é de graça.

Conhecendo o parque

A unidade de conservação florestal tem 47,3 hectares. Foi inaugurada em 22 de setembro de 1975, recebendo a declaração de área de preservação permanente como Parque Municipal em 1991.

O reduto verde da cidade, porém, ainda passa por readequações. O parque ficou fechado durante dois anos, de 2009 a 2011, depois da suspeita de que macacos estivessem contaminados com febre amarela.

Mesmo com a constatação, três meses depois do fechamento, de que não havia perigo para a saúde humana, o local permaneceu fechado para visitações. O momento foi aproveitado pela Prefeitura para realizar algumas obras no interior do parque.

Publicidade

Uma loja de souvenir foi construída, mas não está em funcionamento. Além dela, a lanchonete, a pista de aventura, a tirolesa aguardam licitação por parte da Prefeitura para serem liberadas ao público. "Estamos à espera de alguma empresa interessada em assumir os serviços dentro do parque, até agora não temos candidatos", explicou o secretário de Meio Ambiente de Maringá, Umberto Crispim.

Durante o mesmo período, os animais silvestres foram retirados do zoológico. Os animais livres, como quatis, cutias, lagartos, aves e saguis, permaneceram.

Atualmente, nove estagiários do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Centro Universitário Cesumar (Unicesumar) acompanham grupos de alunos, vindos de vários municípios da região, para um passeio no parque.

Diariamente, segundo a direção do parque, cerca de 600 crianças, entre os períodos da manhã e da tarde, são acompanhados pelos estudantes, que falam sobre a fauna e a flora. O agendamento pode ser feito de segunda à sexta-feira, pelo telefone (44) 3001-1889.

Interatividade

Publicidade

Você já passou bons momentos no Parque do Ingá? Conte para a gente no quadro abaixo!