Fotos no Parque do Ingá
Você tem fotos, antigas ou novas, no Parque do Ingá? Se sim, envie para o Meu Álbum da Gazeta Maringá!
O Parque do Ingá comemora 42 anos nesta quinta-feira (10). O local é considerado um dos principais pontos turísticos de Maringá e atrai visitantes de todos os cantos do Brasil e até do mundo. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, cerca de 12 mil pessoas passam por lá a cada mês.
Nesta quinta-feira (10) não haverá programação especial, mas na sexta-feira (11) será rezado um terço na gruta que fica no interior do parque. A celebração será feita pelo arcebispo de Maringá, Dom Anuar Batistti a partir das 17 horas.
A comemoração também se estenderá pelo sábado (12). A partir das 13h30, a Prefeitura realizará atividades para os visitantes. Serão oferecidas oficinas de pintura, feira de animais peçonhentos, circuito de música e brincadeiras lúdicas. A entrada é de graça.
Conhecendo o parque
A unidade de conservação florestal tem 47,3 hectares. Foi inaugurada em 22 de setembro de 1975, recebendo a declaração de área de preservação permanente como Parque Municipal em 1991.
O reduto verde da cidade, porém, ainda passa por readequações. O parque ficou fechado durante dois anos, de 2009 a 2011, depois da suspeita de que macacos estivessem contaminados com febre amarela.
Mesmo com a constatação, três meses depois do fechamento, de que não havia perigo para a saúde humana, o local permaneceu fechado para visitações. O momento foi aproveitado pela Prefeitura para realizar algumas obras no interior do parque.
Uma loja de souvenir foi construída, mas não está em funcionamento. Além dela, a lanchonete, a pista de aventura, a tirolesa aguardam licitação por parte da Prefeitura para serem liberadas ao público. "Estamos à espera de alguma empresa interessada em assumir os serviços dentro do parque, até agora não temos candidatos", explicou o secretário de Meio Ambiente de Maringá, Umberto Crispim.
Durante o mesmo período, os animais silvestres foram retirados do zoológico. Os animais livres, como quatis, cutias, lagartos, aves e saguis, permaneceram.
Atualmente, nove estagiários do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Centro Universitário Cesumar (Unicesumar) acompanham grupos de alunos, vindos de vários municípios da região, para um passeio no parque.
Diariamente, segundo a direção do parque, cerca de 600 crianças, entre os períodos da manhã e da tarde, são acompanhados pelos estudantes, que falam sobre a fauna e a flora. O agendamento pode ser feito de segunda à sexta-feira, pelo telefone (44) 3001-1889.
Interatividade
Você já passou bons momentos no Parque do Ingá? Conte para a gente no quadro abaixo!
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado