O Parque do Ingá estará aberto para visitação pública das 9h às 17h deste domingo (5), durante a Semana do Meio Ambiente, em Maringá. O período de visitação é maior do que o divulgado anteriormente pela Prefeitura, das 9h às 12h. Segundo a assessoria de imprensa da administração municipal, pode ter havido erro na divulgação do primeiro horário.
No domingo (5), os maringaenses poderão verificar as obras que já foram concluídas e a que estão em andamento no parque, algumas delas com banners explicativos. Além disso, a Arquidiocese de Maringá anunciou que realizará a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida na nova gruta do local.
A imagem foi retirada depois que a antiga gruta do parque apresentou problemas, segundo assessoria da Prefeitura. O arcebispo do município, dom Anuar Battisti, vai levá-la de volta, em cerimônia agendada para as 9h.
O Parque do Ingá está fechado desde abril de 2009. O fechamento ocorreu após a morte de 21 macacos, suspeitos de terem febre amarela. Exames comprovoram que os primatas contraíram herpes, e deram aval para a reabertura do parque.
A Prefeitura de Maringá, porém, optou por manter o local fechado, para a realização de uma grande reforma. O parque segue inacessível para o público desde então. Não há data para reabertura definitiva do parque, informou a assessoria.
Semana do Meio Ambiente segue até domingo
A Semana do Meio Ambiente começou na terça-feira (31) e seguirá até domingo (5), com programação que inclui palestras, oficinas, debates, teatro e ecobike.
Nesta quarta, a programação começou às 8h no Auditório do Crea, com painel Pegada Ecológica, coordenado por Fabrício Campos e Terezinha Martins.
A partir das 14 horas, haverá a oficina Cálculo para Elaboração da Pegada Ecológica, na Faculdade Cidade Verde. Para participar da oficina, é necessário se inscrever no site do evento.