A cidade de Maringá, no Noroeste do estado, vai receber nesta quarta-feira (17), uma remessa de 50 carpas coloridas que serão soltas no lago do Parque do Japão. Os peixes, da espécie nishikigoi, são da cidade de São Paulo, onde eram criados no lago do jardim da sede do Banco Santander Brasil, que as herdou do Banco Real ao adquirir o Banco Sudameris e o antigo Banco América do Sul. Alguns dos animais têm cerca de 20 anos e 65 centímetros de comprimento.
De acordo com comunicado da direção do Banco Santander, "a instituição decidiu doar as carpas ao Parque do Japão de Maringá pelo valor simbólico que elas representam para a comunidade nipônica e também por sua importância na história dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil".
A chegada das 50 carpas coloridas está prevista para as 16 horas, quando lideranças da comunidade nipo-brasileira, de Maringá, estarão reunidas para o evento. O complexo turístico, cultural e esportivo do Parque do Japão está localizado entre o Parque Itaipu e o Jardim Industrial, na zona sul de Maringá, próximo à saída para Campo Mourão.
A carpa colorida nishikigoi surgiu nas vilas de Yamakoshi, no interior da província de Niigata. Hoje existem 13 variedades oficiais dessa espécie. Elas podem ser encontradas nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Ásia e América do Sul, incluindo o Brasil.