Denuncie
Para acionar a Patrulha do Som, basta ligar no telefone (44) 3901-2222, da Guarda Municipal de Maringá.
A partir desta segunda-feira (9), a Patrulha do Som realizará ações diárias de combate à poluição sonora em Maringá. A fiscalização começou em agosto de 2011 com a criação da Patrulha, que reúne esforços da Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho de Segurança (Conseg) e as polícias Militar e Civil. No entanto, era realizada somente nos finais de semana.
Com a aquisição de dez decibelímetros, aparelhos que aferem o nível de intensidade sonora, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as fiscalizações passarão a ser diárias. Os aparelhos foram repassados em regime de comodato para vários órgãos de segurança, que farão as medições em qualquer horário do dia.
"Polícias Militar, Civil e Ambiental, Setran, Guarda Municipal e Conseg estão com decibelímetros em mãos e prontos para atender a população. No fim de semana e nesta segunda não atendemos nenhuma ocorrência", disse o diretor da Guarda Municipal, Paulo Mantovani.
Na quinta-feira (5), representantes dos órgãos que integram a operação passaram por um treinamento intensivo para utilização dos equipamentos, incluindo noções sobre calibragem e legislação. "Quem estiver com o som alto terá o equipamento apreendido. No comércio vamos orientar e em caso de reincidência vamos apreender o som também", disse Mantovani.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura