Expoingá
13 leilões e 13 julgamentos integram a programação da Expoingá 2013. A venda de animais com genética de ponta é responsável pela maior parte da comercialização da feira, que, entre os setores indústria, comércio e pecuária, deve somar R$ 260 milhões. Para este ano, estão programados leilões das raças bovinas Nelore, Angus, Holandesa, Girolanda, Brahman, Touros Nelore PO.
A pecuária bovina está longe de atingir o status de excelência no Paraná. Nos últimos anos, a atividade enfrenta o avanço das lavouras sobre o pasto, os embargos de diversos países em virtude da vaca louca um animal com o príon da doença foi identificado no estado no ano passado e as incertezas relacionadas à demanda internacional. Mesmo diante de tantos obstáculos, o setor tem dado sinais de melhora.
Nos última década, mesmo com a redução no número de animais (-5,7%) e da área destinada ao pasto (-18%), a atividade registrou aumento de 15% na produtividade. Em 2002, a média era de 1,59 animal por hectare. No ano passado, saltou para 1,83. Atualmente, o rebanho estadual soma 9,46 milhões de cabeças espalhadas em 5,15 milhões de hectares.
"Os pecuaristas estão conseguindo produzir mais em áreas menores. Sinal de que o setor está se profissionalizando", afirma Péricles Salazar, presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados (Sindicarne). "A produção em outros estados é superior em volume, mas o Paraná quer ser reconhecido pela excelência na produção, conquistando mercados mais exigentes", complementa Fábio Mezzadri, veterinário da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab).
Outra preocupação é a retomada das exportações de carne bovina. No ano passado, o estado exportou apenas 18,4 mil toneladas. Desde o fechamento da JBS Friboi de Maringá, no final de 2011, os embarques despencaram, chegando a zero em outubro daquele ano. "Se tiver boi, a planta se estabelece. Por isso precisamos aumentar o nosso rebanho de corte para 12 milhões de cabeças", explica o presidente do Sindicarne. Segundo o zootecnista Luiz Fernando Brondani, há um déficit de 500 mil bezerros ao ano.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento