Os estudantes da rede municipal de Maringá retornaram às aulas, nesta quinta-feira (7), sem receber os kits escolares entregues anualmente pela Secretaria Municipal de Educação. Segundo a coordenadora da pasta, Solange Lopes, a Prefeitura estipulou um prazo até 20 de fevereiro para a entrega dos uniformes e materiais escolares. No ano passado, os kits escolares começaram a ser entregues somente 18 dias após o início do ano letivo.
No entanto, a secretária ressaltou que a utilização do kit efetivamente começará somente no início de março. "Nessa primeira fase de fevereiro, eles [os alunos] têm atividades de adaptação e de interação na escola", explicou em entrevista para a RPC TV Maringá.
Mesmo com o prazo estipulado, Solange não descarta a possibilidade de ocorrer um atraso maior na entrega. "Se houver atraso, é por conta de cumprimento do edital. Se existe um determinado produto que a qualidade havia sido descrita no edital e o fornecedor tentou nos entregar outra, eu devolvo para que seja cumprido o que estava no edital, visando sempre a qualidade do produto", explicou.
Atraso também ocorreu ano passado
No ano passado, os kits escolares começaram a ser entregues somente 18 dias após o início das aulas. No entanto, passados 50 dias após o começo do ano letivo, nem todos os alunos haviam recebido os materiais e uniformes. Na ocasião, a então secretária da Educação, Edith Dias, explicou que, em algumas escolas, os responsáveis pela entrega deixaram kits a mais.
Ainda em 2012, os kits foram entregues para cerca de 17 mil alunos do Ensino Fundamental, mais de 10 mil dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e mais de mil estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O kit escolar é formado por vários materiais, como lápis, borracha, cola, pincel, estojo, tesoura e cadernos. O kit também traz uniforme completo com uma jaqueta, uma calça, duas camisetas de manga curta, uma camiseta sem manga e duas bermudas.
Programação
Para este ano letivo, a Prefeitura programou a inauguração de mais uma escola e intervenções em 12 unidades com a ampliação de salas de aula, biblioteca, refeitório e reforma de diversos setores. Atualmente, a rede municipal conta com cerca de 25 mil alunos, 2,3 mil professores, 57 Centros Municipais de Educação Infantil e 48 Escolas Municipais.