Durante o lançamento oficial da Expoingá, o governador do Paraná, Orlando Pessuti, realizou os últimos atos tendo Maringá como sede do governo. Ele passou toda a tarde no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, onde entregou máquinas do Programa Trator Solidário, participou da inauguração dos serviços da Sercomtel em Maringá e visitou estandes. O evento também serviu de local de encontro dele com outro pré-candidato ao governo do Paraná. Pessuti e Osmar Dias preferiram não polemizar sobre disputa ao Palácio das Araucárias. Em entrevista, o governador disse que segue ainda nesta sexta para Mandaguari, onde vai tratar da viabilização da construção do Contorno de Mandaguari, obra pleiteada há mais de dez anos pela população daquela cidade. "Nossa avaliação é de que a interiorização da sede do governo foi mais importante do que as várias obras e parceria que fizemos nesses dois dias em Maringá. Reunimos 86 prefeitos que não precisaram ir até Curitiba para reivindicar coisas para suas cidades", disse o governador.

CARREGANDO :)

Durante esta quinta (6) e sexta-feira (7), Maringá foi a sede administrativa do Estado, medida que faz parte da segunda etapa do programa de interiorização do governo (iniciado no último dia 4 em Ponta Grossa). No primeiro dia como capital provisória, o município recebeu o anúncio de vários investimentos, como a ordem de serviço no valor de R$ 1,3 milhão para a ampliação do sistema de abastecimento de água, com a implantação de uma rede de anéis.

Também foi assinado um convênio entre Estado e município para o repasse de R$ 2,1 milhões, que serão utilizados na reforma e ampliação do hospital municipal, que contará com mais 25 leitos, centro para cirurgias de baixa e média complexidade, entre outras melhorias.

Publicidade

Promessas para o aeroporto

Durante a Escola de Governo no Teatro Marista, o prefeito de Maringá, Sílvio Barros (PP), pediu a ampliação do quadro do Corpo de Bombeiros no Aeroporto Silvio Name Júnior. O prefeito explicou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Infraero exigem o aumento do efetivo para que o local receba mais voos. "Há demanda para isso e as companhias aéreas têm interesse em operar novas linhas. O aeroporto atende não só Maringá, como outros municípios da região", afirmou.

Em resposta,o governador Orlando Pessuti (PMDB) reafirmou o compromisso dos governos estadual e federal em investir no aeroporto da cidade. Ele ressaltou que, em audiência com o ministro da Defesa, Nélson Jobim (no mês passado), recebeu a garantia de investimentos nos aeroportos do Paraná. "O Paraná tem apenas três aeroportos sob gestão da Infraero: o de São José dos Pinhais, o de Foz do Iguaçu e o de Londrina. Os outros são mantidos pelos municípios. Quando estive em Brasília com o ministro Jobim, ele se comprometeu a liberar dois caminhões de bombeiros para Cascavel e Maringá", destacou Pessuti.

Secretário maringaense

Ainda durante a Escola de Governo, Pessuti (PMDB) apresentou o novo presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), o maringaense Everaldo Belo Moreno. Na ocasião, o presidente destacou a importância da interiorização para o planejamento habitacional. "Temos que pensar em novos empreendimentos que possam atender as demais famílias que esperam também pela oportunidade de ter a casa própria".

Publicidade