O sistema de emissão e entrega de passaportes da Polícia Federal (PF) voltou a funcionar em Maringá na manhã desta quinta-feira (30), por volta das 9 horas. No entanto, os atendimentos estão sendo retomados aos poucos, já que o sistema ainda conta com períodos de instabilidade.

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O chefe do setor de passaporte da PF em Maringá, Helcio Antônio Louchiati, informou que novos agendamos estão sendo realizados. "Acreditamos que tudo volte ao normal nas próximas horas".

Em nota repassada para a imprensa, a assessoria da Polícia Federal informou que o agendamento pela internet voltará à normalidade durante o dia, gradativamente, o que possibilitará que as pessoas agendem o atendimento nas unidades da PF, para a entrega da documentação necessária à emissão dos passaportes.

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As pessoas que estavam agendadas e deixaram de ser atendidos durante este período de instabilidade do sistema terão prioridade de atendimento.

"Todas as unidades da PF foram orientadas a reforçarem as equipes e a estenderem os horários de atendimento, especialmente para a entrega de passaportes. A critério de cada unidade, a depender da demanda reprimida, os atendimentos poderão ser feitos inclusive aos sábados", informou a nota.

Cerca de 150 pessoas foram prejudicadas em Maringá

A falha técnica no sistema para emissão de passaportes - que afetou as superintendências da Polícia Federal (PF) de todo o país desde segunda-feira (27)- já prejudicou o atendimento de aproximadamente 150 pessoas em Maringá, até quarta-feira (29).

O problema começou por volta de 16h da segunda-feira no sistema integrado de passaportes e, desde então, o serviço estava em manutenção.

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Até quarta (29), a PF afirmava tratar-se apenas de uma falha no agendamento de datas para solicitação de passaportes. O problema deveria ter sido resolvido até as 18 horas de anteontem, segundo prazo dado pela própria PF, mas apenas no fim da noite conseguiram identificar a causa da instabilidade no sistema. Agora, constatado um "defeito técnico de relevante gravidade", o prazo foi estendido por tempo indeterminado.

Segundo nota emitida pelo órgão no fim da noite de anteontem, a pane foi causada durante a migração do banco de informações para um novo servidor - um dos arquivos do computador estava corrompido e os dados de emissão de passaportes não puderam mais ser lidos. Agora, técnicos trabalham na recuperação desses dados - que, segundo a Assessoria de Imprensa da PF, não estão perdidos.

Para tentar contornar o problema, a unidade maringaense da Polícia Federal adotou um esquema alternativo, com a entrega manual (sem lançamento de dados no sistema digital) de passaportes emitidos emergencialmente.

Serviço

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da PF em Maringá (44) 3220 1400.

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