No próximo domingo, a Secretaria Municipal de Transportes (Setran) inicia a quarta e última etapa de mudanças para o início do Sistema Binário em Maringá. Para isso, equipes estão instalando faixas e placas nas avenidas Herval e Duque de Caxias , alertando os motoristas para as mudanças de sentido nas vias, que terão duas pistas em sentido único.
De acordo com o secretário municipal de Transportes, Walter Guerlles, todas as providências para evitar acidentes estão sendo tomadas. "Estamos instalando novas placas indicando as mudanças. Além disso, colocamos faixas na pista da via que terá o sentido alterado para chamar a atenção do motorista e do pedestre, que neste primeiro momento de adaptação devem estar mais atentos", destaca o secretário. Além disso, agentes de trânsito também farão a distribuição de folders explicativos nas ruas e nas empresas da área central da cidade, trabalho que será intensificado nessa sexta-feira (15) e sábado (16). Já no domingo, haverá um efetivo trabalhando na orientação dos motoristas. Além da sinalização, a Setran está fazendo a inversão dos semáforos disponibilizando os equipamentos no mesmo sentido das vias.
Mudanças
A partir deste domingo, a avenida Herval fará o sentido Avenida Colombo Catedral, enquanto a Duque de Caxias seguirá a direção inversa (Catedral Colombo). O sistema Binário será implantado também nas avenidas Paraná e São Paulo, que receberão as modificações dia 1º de fevereiro.
As mesmas medidas de prevenção serão realizadas nestas avenidas. A partir do próximo mês a Avenida São Paulo passa a ter sentido Tiradentes Avenida Colombo, e a Paraná terá o sentido Colombo Tiradentes. Nesta última etapa de alterações nas vias, Guerlles pede atenção redobrada dos pedestres e ciclistas. "Vamos mexer com a rotina das pessoas que ao invés de olhar para os dois lados das avenidas na hora de atravessar a via precisarão observar apenas um sentido.
Avaliação
O Sistema Binário é a aposta da prefeitura de Maringá para desafogar o trânsito da cidade, que tem a maior frota proporcional de automóveis do Estado, com 220,2 mil veículos. As mudanças para implantação do sistema tiveram início em 21 novembro do ano passado. Desde então foram realizadas modificações nos sentidos de 23 ruas e avenidas nas regiões do Jardim Universitário e das Zonas 02 e 07. Na opinião de Guerlles, até agora os resultados foram satisfatórios. "Quando há mudanças em costumes, sempre existem dificuldades. Mas avaliamos que as reclamações foram menores do que havíamos previsto".
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas