Moradores de algumas cidades da região Central do estado acordaram na manhã de domingo e se depararam com um ambiente completamente inusitado. Em Ivaiporã, um pó fino, de cor amarelada, cobriu a cidade e deixou a população apreensiva. O pó misterioso também teria caído entre a região de Faxinal e Candido de Abreu. Moradores acreditam ser pólen de uma espécie de pinos, mas as secretarias de Meio Ambiente e o Instituto Ambiental do Paraná IAP não confirmam.
De acordo com o secretário de meio ambiente de Ivaiporã, Elias Cruz Leão, a chuva que caiu na cidade ajudou a disseminar o material acumulado, mas ainda existem resíduos espalhados pelas ruas. "Moro na cidade há 40 anos e nunca vi nada parecido. Já colhemos amostras para a análise", explicou.
O material colhido foi enviado à regional do IAP, em Ivaiporã, nesta segunda-feira (24). Os exames laboratoriais para descobrir a origem do pó misterioso devem ficar prontos na sexta-feira (28). "Estamos orientando a população a não tocar no pó. Não sabemos se ele é de origem orgânica ou química, por isso estamos pedindo a população para que não toque no material", disse.