A Polícia Civil incinerou 350 kg de maconha na tarde de quinta-feira (10) em Maringá. A droga foi apreendida entre 2004 e 2009. Também foram queimados 500 g de cocaína e 70 g de crack. Esta foi a primeira incineração promovida pela PC no ano. A ação foi autorizada pelas quatro Varas Criminais do município.
Cerca de 200 kg da erva descartada haviam sidos apreendidos pela Delegacia da Criança e do Adolescente, fato que preocupa as autoridades. "Isso nos faz acreditar que os traficantes têm usado muitos menores de idade para a prática desses crimes", diz o delegado da 9ª Subdivisão Policial de Maringá (SDP) Elmano Rodrigues Ciriaco.
A incineração dos entorpecentes foi feita na sede da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, que tem fornos apropriados para a tarefa. Em junho a Polícia Federal incinerou 863,1 kg de drogas, também na Cocamar. Entre os entorpecentes estavam aproximadamente 814 kg de maconha, 38,5 kg de cocaína e 10,6 kg de haxixe, além de uma cartela de LSD.
Drogas em Maringá
A Prefeitura de Maringá divulgou nesta semana um estudo que mostra que o álcool e o crack são as drogas mais consumidas a cidade. Os dados dizem respeito ao número de pacientes que procuraram o Centro Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CapsAD).
O estudo também mostra que as prisões por porte de drogas ou comercialização de entorpecentes quase triplicaram entre 2007 e 2008, em Maringá. Naquele ano, 306 pessoas foram detidas pela Polícia Militar, contra 899 no ano seguinte: aumento de 193%. Em 2006 foram 296 prisões.