• Carregando...
Animais apreendidos apresentavam lesões e sinais de maus-tratos | Agência Estadual de Notícias
Animais apreendidos apresentavam lesões e sinais de maus-tratos| Foto: Agência Estadual de Notícias

Policiais militares fecharam uma rinha em galos em Mamborê (a 120 quilômetros de Maringá). Na ação, dez pessoas foram presas e 25 aves apreendidas, segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

A ação dos policiais ocorreu na sexta-feira (23), mas só foi divulgada neste domingo (25) pela Agência Estadual de Notícias (AEN). A rinha foi descoberta após uma denúncia anônima dando conta de que a atividade estaria ocorrendo na área rural da cidade. Policiais da Força Verde e do destacamento de Mamborê constataram o crime de maus tratos a animais.

"Em muitos destes casos, as aves recebem doses de medicamentos, como anabolizantes para ficarem mais fortes. Devido a isso, depois de apreendidos, precisam ser sacrificados, pois se tornam inviáveis para o consumo humano e não podem ser doados", explicou o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental da Força Verde, tenente-coronel João Alves da Rosa Neto, para o site da AEN.

Os detidos foram encaminhados à delegacia de Mamborê e cada um deverá responder por crime de maus tratos a animais, além de pagar uma multa que pode chegar a R$ 5 milpor ave. Também foram apreendidos vários apetrechos utilizados para prática de briga de galos como esporas e bicos de metais, além de uma arma de fogo.

Segundo informações do sargento Divonzir Ferreira da Silva, comandante do Posto Ambiental de Campo Mourão, essa prática era costumeira no local. "A maioria dos galos apreendidos na operação apresentavam indícios (lesões atuais e saradas) de terem sido submetidos a duelos na rinha, bem como as esporas foram mutiladas (cortadas) para serem colocadas as esporas artificiais", contou o sargento.

Rinha fechada em Nova Esperança

Em uma semana, essa foi a segunda ação do gênero realizada pela Força Verde na região Noroeste do Estado. Há poucos dias, policiais fecharam uma rinha de galos em Nova Esperança , a 44 quilômetros de Maringá. Na ocasião, sete pessoas foram autuadas e 28 galos apreendidos.

Denúncias Denúncias de crime ambiental podem ser feitas pelo Disque Denúncia da Força Verde: 0800-6430304

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]