Confira um trecho do livro
Pouco antes do horário marcado, o auditório estava cheio. Todos aguardando para saber onde seria a próxima missão. Pontualmente, o chefe de operações entrou agitado. Sul do país: este seria o nosso "teatro de operações". Todos os integrantes em condições físicas deveriam embarcar no final da tarde, em vôo comercial. Felizmente, todos os presentes estavam aptos. Três integrantes já estavam no local formando a equipe precursora, fazendo o contato com o pessoal da Inteligência, responsável pela investigação, e os devidos levantamentos prévios. Isso faz parte do planejamento, outra coisa que é levada muito a sério no COT. O grupo possui excelentes especialistas em planejamento operacional.
O briefing esclareceu qual a natureza da missão: prender uma quadrilha de assaltantes a banco ligada a uma famosa facção criminosa do país. Tratou, ainda, da divisão das equipes com seus respectivos comandantes, equipamento individual e coletivo necessário, comunicações, local onde as equipes se hospedariam, horário de partida, duração da viagem e outros assuntos pertinentes. O planejamento da ação propriamente dita seria realizado no local, de acordo com as informações obtidas pelos precursores. Como ficou definido que a duração da missão seria de quatro dias, preparamo-nos para o dobro. Normalmente é assim. Há missões que, em virtude de vários fatores fora do nosso controle, parecem não ter fim. Então, nesse caso, vale o ditado: "é melhor prevenir do que remediar". E quando o trabalho tem relação com vidas humanas, nem sempre é possível remediar.
Os agentes da Polícia FederalEduardo Maia Betini e Fabiano Tomazi lançam nesta terça-feira (1º), em Maringá, o livro Charlie Oscar Tango, que conta os bastidores de dez operações realizadas pelo Comando de Operações Táticas (COT), grupo de elite da PF. Betini é maringaense, foi criado na cidade e formou-se na UEM. O lançamento do trabalho, que é vendido por R$ 38, acontece às 19h, no Teatro Calil Haddad (Avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2.500).
Betini está na Polícia Federal há sete anos. Antes disso, trabalhava como engenheiro agrônomo, plantando tomates na região de Maringá. "Eu parti de uma motivação pessoal, porque minha família foi vítima de violência, e também de uma consciência de que há muita coisa errada no país". O agente integra o grupo de elite da PF desde 2004, quando passou em um concurso interno e participou do curso obrigatório do COT, que inclui simulações de ações na Amazônia e nos morros do Rio de Janeiro.
A operação mais conhecida descrita no livro é a segurança prestada ao então presidente americano George Bush durante uma visita ao Brasil, em 2007. Também há relatos de operações de combate a tráfico de drogas e assaltos a banco, além de incursões nos morros cariocas. O livro narra ainda o treinamento do COT e, nesse sentido, aproxima-se de Elite da Tropa, livro que narra os bastidores do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da PM fluminense, e que deu origem ao filme Tropa de Elite, vencedor do Urso de Ouro em 2008. "São trabalhos diferentes, até porque são instituições diferentes", esclarece.
Mas há relação entre os dois grupos: assim como o Bope, o COT é acionado somente em situações de extremo perigo. As duas entidades executam trabalhos conjuntos e não raro os membros de uma frequentam os treinamentos da outra. O próprio Betini participou de um dos cursos de formação do Bope. "Sou o 'caveira' (apelido dos policiais que passam pelo treinamento) número 145", fala, com orgulho.
O nome do livro é a forma como o COT é chamado no Alfabeto Fonético Internacional, utilizado pelos policiais. O trabalho foi escrito entre 2004 e 2007. "No capítulo final nós damos dicas de segurança e convidamos o leitor a nos ajudar nessa tarefa, mostrando que ele também precisa fazer a sua parte". Confira no box ao lado um trecho da obra. Trata-se de uma parte do capítulo 12, no qual é narrada a prisão de uma quadrilha de assaltantes de banco, chamada de Operação Alfa.
O trabalho já foi lançado em São Paulo e em Brasília, sede do COT. Para mais informações, acesse o site oficial do livro, onde também se encontra um link comprá-lo, clicando aqui.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas