O governo do estado anunciou, nesta semana, a construção do Centro de Esportes e Lazer para Portadores de Necessidades Especiais, em Maringá. A unidade terá quadra poliesportiva, piscina térmica, sala de jogos, administração, vestiário, banheiros adaptados e salas de ginástica, além de rampas de acesso e elevador. A obra vai custar aproximadamente R$ 2 milhões, financiados pelo governo do estado com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano.
A área externa vai ser equipada com construído um playground especial com balanços para uso de pessoas com deficiência, barras paralelas, escorregadores e um carrossel próprio para cadeirantes. O Centro será construído nos mesmos moldes da unidade inaugurada em abril último, na cidade de Ponta Grossa.
O piso será de concreto com tinta emborrachada e tátil, para proporcionar mais segurança às crianças e possibilitar a utilização de brinquedos por deficientes visuais. O local terá pista de atletismo e todos os equipamentos terão placas com indicação de uso, também em braile.
Segundo dados do IBGE, 14% da população brasileira, o que corresponde a 24 milhões de pessoas, é portadora de algum tipo de deficiência física ou mental. Desse total, mais de um milhão de pessoas estão no Paraná. O Centro de Esporte e Lazer de Ponta Grossa é o primeiro da América Latina a ter um playground público construído especialmente para pessoas com deficiência.