O público-alvo das segunda e terceira etapas da campanha de vacinação contra gripe A vão encontrar abertos os postos de saúde da rede municipal, neste sábado (10), em Maringá. O plantão vai das 8 às 17 horas em todas as unidades. Devem procurar imunização as gestantes, crianças de 6 meses a um ano e 11 meses, pessoas com doenças crônicas com idade entre 6 meses e 59 anos e toda a população com idade entre 20 e 29 anos.
As vacinas estarão à disposição até dia 23, mas quem ainda não tomou a vacina pode aproveitar para fazê-lo neste sábado. Pessoas com mais de 60 anos, e que tenham doença crônica, serão vacinadas entre 24 de abril e 7 de maio, no mesmo período da vacinação anual da gripe comum. Adultos saudáveis com idade entre 30 e 39 anos receberão a vacina no período de 10 a 21 de maio. Até a última quinta-feira (8), a Secretaria de Saúde vacinou 54.633 pessoas contra a Gripe A.
Após atraso na entrega, a Secretaria de Saúde de Maringá recebeu nesta quinta-feira (8) um novo lote de doses da vacina contra. A terceira etapa da campanha começou na última segunda-feira (5), mas como as doses não haviam chegado a Maringá, foi preciso utilizar as sobras das etapas anteriores, que não foram suficiente para atender a procura. Cerca de 20 mil doses foram repassadas aos postos de saúde, com prioridade aos sete onde a vacina havia se esgotado.
Quase 61 mil jovens devem ser vacinados
A previsão é de que quase 61 mil pessoas entre 20 e 29 anos devem ser vacinadas nesta terceira etapa em Maringá. A faixa etária atendida nesta fase da campanha foi a que teve o maior número proporcional de casos de doença respiratória grave causada pelo novo vírus no ano passado: 24% do total de 44.544 casos, em todo o país. O grupo também concentrou 20% das mortes ocorridas em 2009 (ao todo, foram 2.051).
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast