Média de preços diminuiu em relação ao ano passado
A média de preços dos arranjos de flores diminuiu em relação ao ano passado. Entre os 34 itens pesquisados, 23 estão mais baratos. A maior diferença foi constatada no vaso de mini margaridas. Em 2011 o valor médio da flor era R$ 10,25. Este ano, ela é comercializada a R$ 6,56, uma variação de 35,98%.
O pote 11 de ciclamen também apresentou queda no preço. O valor médio encontrado este ano foi de R$ 18,50, 33% menor que no ano passado. O preço mais baixo do produto foi verificado na Floricultura Cidade Verde, a R$ 12,50.
Uma pesquisa realizada pelo Procon de Maringá em oito floriculturas da cidade mostrou que os preços dos arranjos de flores podem variar até 300%. O levantamento foi realizado entre os dias 30 de abril e 4 de maio para o Dia das Mães.
Na lista de 34 itens pesquisados, 26 apresentaram variação de preço superior a 100%. A mini begônia, sem a embalagem, possui a maior diferença de preço entre um estabelecimento e outro. Enquanto na Menina Flor Decor a flor é comercializada a R$ 5, na Maranata Flores ela é vendida a R$ 20.
O vaso de crisântemo também está na lista de itens com grande diferença de valor (233%) entre uma floricultura e outra. De acordo com o Procon, a flor pode ser encontrada a R$ 6 na Floricultura Cidade Verde e a R$ 20 na Flores e Delícias.
A hortênsia azul ou rosa também apresentou grande variação. Na Flor Decor ela é vendida a R$ 89. Já a Boutique das Flores comercializa o mesmo produto por R$ 28. O pote 11 de kalanchoe e a mini begônia com embalagem apresentaram variação superior a 200%, o que representa uma diferença de até R$ 10.
O coordenador do Procon de Maringá, Rodrigo Valente, apontou dois motivos para a grande diferença de valores em alguns casos. "A primeira é que nem todas as floriculturas da cidade são consultadas. É uma pesquisa por amostragem. A segunda é que a procedência da flor altera o valor do produto", explicou.
Segundo Valente, a qualidade das flores interfere no preço do produto. Ele alerta que o consumidor precisa analisar os produtos antes de comprar apenas pelo menor preço. "Algumas rosas são mais cheias, outras são mais simples, o que influencia no valor final."
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