A autarquia responsável pelo fornecimento de água em Sarandi, na região metropolitana de Maringá, começou nesta segunda-feira (8) a cortar o abastecimento de água dos usuários que estão com três faturas atrasadas. A administração da autarquia estima que aproximadamente 7,5 mil ligações de água estão sujeitas ao corte. Só nesta segunda, mais de 70 usuários tiveram o fornecimento suspenso.
"É a única solução que encontramos para que os moradores providenciem o pagamento. Se não faltar água em casa, eles não pagarão. Temos que garantir que não falte água nas casas dos moradores que pagam as contas em dia. Além disso, já foram avisados e demos vários prazos", explicou o superintendente da autarquia, Valdir da Silva.
A dívida já chega a R$ 3 milhões, o que impede a realização de novos investimentos no sistema de captação, armazenamento e distribuição de água, segundo Silva. "Se tiver três contas em atraso, já terá o fornecimento de água interrompido. Esperamos que essa medida resolva o problema".
Substituição de hidrômetros adulterados
Hidrômetros com defeitos e, em grande parte dos casos, adulterados geram prejuízo de aproximadamente R$ 150 mil aos cofres de Sarandi, de acordo com informações da superintendência da Autarquia Municipal Águas de Sarandi. Segundo levantamento recente feito pela Autarquia, aproximadamente 8 mil hidrômetros não marcam o consumo de água dos moradores o que acarreta prejuízos.
A autarquia começou, em maio deste ano, a substituir 6,5 mil aparelhos de hidrômetros de residências de Sarandi. A medida adotada pela diretoria é para evitar que o município pague a conta dos moradores.