A Secretaria de Transportes de Maringá (Setran) desistiu de implantar o sistema binário na Avenida Brasil, como estava previsto em um projeto de revitalização da via. Depois de três anos de estudos, os engenheiros da Setran concluíram que não será mais possível dar continuidade ao projeto porque a mudança causaria transtornos aos motoristas.
A principal mudança seria a transformação da via, hoje de mão dupla, em um binário, em conjunto com as avenidas Mauá e Carneiro Leão e com as ruas Guarani e Antônio Scramin - todas mudariam de nome e passariam a se chamar Rua Joubert de Carvalho, esta também incluída no projeto.
A AvenidaBrasil, assim, teria fluxo único no sentido da rodoviária e a Joubert de Carvalho, no sentido contrário.
Segundo o diretor e engenheiro de tráfego da Setran, Gilberto Purpur, a mudança causaria transtornos na Avenida Mauá . "No inicio já prevíamos problemas, mas tentamos procurar soluções, o que não conseguimos. As mudanças e o processo de revitalização continuam, mas os binários, não."
Município enviará novo projeto para não perder recursos
De acordo com Purpur, o município vai enviar um novo projeto de mobilidade urbana ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para que a verba estimada em US$ 8 milhões e 100 mil, disponibilizada pelo banco para colocar em prática a revitalização da Avenida Brasil, não seja perdida.
"Já temos R$ 1,3 milhão, que foi repassado pela Caixa Econômica Federal para a primeira etapa do projeto. Provavelmente não vamos perder os recursos do BID porque, de qualquer forma, a avenida vai passar por mudanças na mobilidade urbana e isso vai melhorar o tráfego no local, como estava no projeto. Já estamos readequando o projeto e enviaremos para a aprovação do banco."
Revitalização da avenida está mantida
A revitalização da Avenida Brasil está mantida pelo município. A obra, que está em processo de licitação, pretende desafogar o trânsito da principal avenida comercial de Maringá. Para colocar em prática o projeto, as espinhas de peixe (estacionamentos) da Avenida Brasil serão retiradas e os canteiros centrais passarão de cinco para três metros cada. "Com isso ganharemos mais um faixa em cada sentido e uma faixa exclusiva para ônibus, o que agiliza o tráfego", disse o diretor e engenheiro de tráfego da Setran, Gilberto Purpur.
Outra novidade é a sincronização dos horários dos ônibus. Segundo Purpur, passará um ônibus a cada três minutos na Avenida Brasil, pela faixa exclusiva, diferente do projeto atual que chega a fazer comboios de ônibus congestionando o trânsito.
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