A Prefeitura de Maringá iniciou nesta quarta-feira (13) uma vistoria nos táxis da cidade. Até o fim da semana, os 126 veículos que prestam esse tipo de serviço precisam passar pela inspeção. Estão sendo verificados itens como pneus, taxímetros e extintores. Os carros que forem aprovados receberão um certificado, que deve ser fixado no vidro do automóvel.
A vistoria é uma exigência da Lei Municipal 4.047/96 e precisa ser realizada todos os anos. Quem descumprir a medida ficará impedido de prestar o serviço. Caso algum veículo seja flagrando circulando sem o certificado, o responsável pelo carro será multado.
A inspeção é feita na sede da Secretaria de Transportes (Setran), no antigo aeroporto. O trabalho é realizado por quatro servidores municipais, entre 8h e 11h e 13h30 e 16h30. Segundo a Setran, todos os taxistas cadastrados pelo município receberam uma notificação sobre a inspeção.
No final do mês, a Setran deve realizar o mesmo trabalho com os veículos de transporte escolar. Há, na cidade, cerca de 90 veículos cadastrados para prestar esse tipo de serviço.