Quem for ao Cemitério Municipal de Maringá no Dia de Finados terá de passar obrigatoriamente por catracas. A medida busca verificar o número exato de visitantes que o local recebe no feriado. Segundo o gerente do espaço, Nailor da Silva, a média de público calculada nos últimos anos é de aproximadamente 300 mil pessoas. No entanto, nunca foi feita uma contagem precisa. "O cemitério está passando por um período de reformulação e precisamos de dados para adequar a estrutura física e um planejamento mais eficiente para o ano que vem", explicou.
As catracas foram instaladas pela Secretaria de Serviços Públicos. Os equipamentos estão em funcionamento desde quarta-feira (30) e seguirão controlando a entrada de público até o próximo domingo (3).
Neste sábado (2), Dia de Finados, o Cemitério Municipal estará aberto para visitação das 8h às 18h. Na ocasião, cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção terão acesso especial para evitar as catracas, e serão contadas manualmente. Também serão disponibilizados veículos especiais para estas pessoas dentro do local.
Fiscalização
Além das catracas, os visitantes terão de passar por agentes da Vigilância Sanitária, que impedirão a entrada de embalagens plásticas no Cemitério. O objetivo é evitar a formação de focos do mosquito transmissor da dengue.
Equipes da Prefeitura de Maringá também vão fiscalizar o comércio ambulante em locais não permitidos. A venda de produtos está liberada nos dias 1º e 2 de novembro na calçada da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira ao lado do Cemitério; na Rua Vereador Primo Monteschio no trecho entre a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a Praça de Todos os Santos ; e toda a extensão da Rua Mem de Sá, respeitando o limite de 20 metros entre os portões da Câmara de Velórios e o portão de número 3, visando facilitar o acesso de pedestres.
Celebrações
Durante todo o dia serão celebradas missas na capela do Cemitério. A Paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier celebram missa das 8h e das 9h; seguido das paróquias Santo Antônio de Pádua, às 10 horas; São Silvestre, às 11 horas; São Francisco Xavier, ao meio-dia; Nossa Senhora Aparecida, às 14 horas; Santa Rita de Cássia, às 15 horas; Catedral Nossa Senhora da Glória, às 16 horas; e paróquias Nossa Senhora de Lourdes e São Judas Tadeu, às 17 horas.
Serviço
As famílias que queiram localizar túmulos podem procurar na administração do Cemitério ou na seção de Serviços Online no site da Prefeitura de Maringá. É preciso informar o nome completo e se possível a data de falecimento.