Restrição do estacionamento começou no último sábado (10) e deve ser avaliada durante um mês| Foto: Roberto Furlan/PMM

Medida adotada pela prefeitura divide opiniões

CARREGANDO :)

A prefeitura de Maringá restringiu o estacionamento interno para veículos aos sábados e domingos, permitindo o acesso somente para pedestres e ciclistas. A medida busca aproveitar o local para atividades recreativas (oferecidas pela Secretaria de Esportes e Lazer). Segundo o chefe de gabinete da prefeitura, Leopoldo Fiewski, a ideia é estimular o uso da praça como área de lazer pelas famílias. "Nós entendemos que é importante que família utilize aquele espaço nobre. Com o Parque do Ingá ainda em reforma, a prefeitura resolveu criar formas de ocupar a praça de forma produtiva, programando uma série de atividades".

Publicidade

A medida também interrompeu a aglomeração de jovens no local durante as noites de sábado e de domingo. O espaço era utilizado por muitos para ingerir bebidas alcoólicas. A medida é temporária e será avaliada pela prefeitura pelo prazo de 30 dias. Durante este período, o acesso ao estacionamento será fechado após a última missa de sábado, a partir das 20h30, e liberado na manhã de domingo às 6 horas, voltando a ser fechado para veículos às 12h30 de domingo e reaberto às 6 horas de segunda-feira.

Medida divide opiniões

As ações que pretendem incentivar a utilização da praça pelas famílias foram definidas em comum acordo entre representantes da prefeitura de Maringá, Polícia Militar, Conselho de Segurança, e Arquidiocese Metropolitana. No entanto, a medida divide opiniões. Para a psicóloga Ana Cláudia Araújo, a ação é importante, mas precisa melhor analisada. "Eu acho que é bom, mas tem que arranjar um local para quem quiser vir brincar poder estacionar o carro. Se não uma solução pode acarretar outro problema", afirmou em entrevista ao Paraná TV.

A mesma questão foi levantada pelo representante comercial José Francisco. "Para nós que vamos a missa fica difícil. Onde é que vamos largar os carros?", questionou. Já o contador Dorival Stábile defendeu a ideia de utilizar o espaço para as famílias. "Eu acho que esse espaço sem a circulação de veículos vai oferecer segurança".

Evento

Publicidade

No dia 25 de abril está programado um passeio ciclístico para o local, complementando a programação para os frequentadores da área. Ao mesmo tempo, equipes da prefeitura e Polícia Militar estarão orientando a comunidade, especialmente sobre o trânsito de veículos em alta velocidade e o som alto no entorno da Catedral.

Qual a sua opinião sobre o estacionamento? deixe sua mensagem no formulário abaixo