A Secretaria de Saúde de Maringá vai realizar um mutirão de cirurgias para reduzir as filas de espera no município. Segundo o secretário da pasta, Antônio Carlos Nardi, o trabalho será realizado com a verba economizada pela Câmara dos Vereadores em 2009. Serão feitas operações urológicos, ortopédicos e ginecológicas, entre outras.
A expectativa é de que as operações possam começar dentro de 15 dias, logo após a reavaliação de uma tabela de procedimentos cirúrgicos feita pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep). "Assim que as tabelas forem publicadas em edital, os profissionais poderão iniciar os atendimentos, desde que tenham seus credenciamentos habilitados legalmente junto ao consórcio", explicou Nardi.
O secretário ainda informou que, sem a definição desta tabela, não há como precisar quantas cirurgias serão realizadas e qual montante de recursos será investido no mutirão.
No total, a Câmara autorizou o executivo a utilizar R$ 3,5 milhões - referentes à economia feita no legislativo em 2009 - para ampliar a oferta de consultas e exames médicos especializados e as cirurgias para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Vereador questiona não aplicação de recursos
Na sessão de terça-feira (30) o vereador Humberto Henrique (PT) havia questionado a Secretaria de Saúde, afirmando que o dinheiro devolvido pelo legislativo ainda não teria sido aplicado para diminuir a fila do atendimento da saúde pública.
Segundo a assessoria de imprensa de Henrique, após a cobrança, representantes do município se reuniram com os vereadores para explicar que o problema está na dificuldade de contratar profissionais para atender as especialidades.
Em entrevista à Gazeta Maringá, Nardi também afirmou que o projeto de lei que autorizou o repasse dos recursos da Câmara foi modificado há pouco tempo, impedindo a aplicação da verba. "O objetivo do repasse foi alterado em agosto. Ou seja, tivemos poucos meses para montar um novo projeto. De qualquer forma, o recurso já está sendo aplicado na realização de exames e consultas".
A princípio, os R$ 3,5 milhões seriam destinados para obras no Hospital Municipal. Como o município conseguiu recursos para concluir aquela obra no HU, foi decidido direcionar este repasse para a ampliação da oferta de consultas, exames médicos especializados e cirurgias para os pacientes do SUS.
Lista de espera
Dados da Secretaria de Saúde de Maringá apontam que existem milhares de pessoas aguardando atendimento em várias especialidades. É o caso de dermatologia (3.812 pacientes na espera), neurologia adulto (3.863) e angiologia/vascular (2.760). Já na "fila" da cirurgia, 534 pacientes aguardam operações na área ginecológica; 184 nas cirurgias infantis; 634 nas cirurgias gerais; 436 nos procedimentos vasculares e 1.021 nas operações de cataratas.