• Carregando...
Durante o período de funcionamento do corredor, nenhum veículo pode estacionar na via | Fábio Dias / Gazeta Maringá
Durante o período de funcionamento do corredor, nenhum veículo pode estacionar na via| Foto: Fábio Dias / Gazeta Maringá

O primeiro corredor exclusivo para ônibus de Maringá começou a funcionar às 6 horas desta quarta-feira (15). A via do transporte coletivo foi implantada na Avenida Morangueira, em trecho de 1,3 quilômetro entre as avenidas Colombo e Alexandre Rasgulaeff. A Secretaria dos Transportes de Maringá (Setran) confirmou que nenhuma ocorrência foi registrada durante a manhã no local.

A via funciona onde estão concentradas as vagas de estacionamento ao longo da avenida. Por conta disso, os motoristas não podem estacionar durante o horário de funcionamento do corredor, das 6 horas às 9 horas e das 17 horas às 19 horas. A fiscalização da Setran deve acontecer nos primeiros dias de funcionamento do corredor.

No trecho passam 13 linhas de ônibus. No total, são aproximadamente 500 viagens feitas pelo coletivo, atendendo 30 bairros da cidade, ao longo de todo o dia. Segundo o gerente de transporte coletivo da Setran, Mauro Menegazzo, nos horários mais críticos, no início da manhã e ao fim da tarde, serão 45 viagens no trecho.

Segundo o Menegazzo, 25 mil usuários do transporte coletivo serão beneficiados porque o tempo da viagem será reduzido em 25%, que correspondem a cerca de 5 minutos, no percurso do trecho de 1,3 quilômetro. Além disso, a implantação da mudança deverá levar a um aproveitamento melhor da frota do transporte coletivo, de modo que a lotação dos ônibus poderá cair para 70%.

O corredor de ônibus da Avenida Morangueira volta a funcionar das 17 horas desta quarta-feira (15).

Novos trechos devem ser criados

O gerente de transporte coletivo da Setran ainda afirmou que novos estudos já foram finalizados para implantação de corredores exclusivos para ônibus nas avenidas Mandacaru, 19 de Dezembro e Tuiuti. "Os estudos estão prontos, falta apenas a licitação dos materiais de sinalização para usarmos no local", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]