O incêndio foi causado por um problema na fiação elétrica, que é muito antiga
- RPC TV Cultura
A delegacia de Polícia Civil de Umuarama, no Noroeste do Estado, teve um princípio de incêndio na manhã desta sexta-feira (5). O fogo começou na cozinha, mas a fumaça rapidamente se espalhou pela delegacia, atingindo inclusive as celas. Por medida de precaução, alguns presos, que estavam recolhidos, foram levados para o solário e para um pátio externo, sob escolta policial. Eles voltarão para as celas quando a energia elétrica for restabelecida. Ninguém se feriu.
O fogo começou pouco depois das 8h30, na cozinha, onde estavam quatro pessoas. Funcionários da delegacia dizem que a causa do incêndio foi um curto-circuito. Eles mesmos, usando extintores, deram o primeiro combate às chamas. Em seguida chegou o Corpo de Bombeiros, com quatro soldados, e apagou totalmente o fogo. "A fumaça se propagou por toda a delegacia. Se os bombeiros demorassem, a situação ia se complicar", diz o investigador Uziel Ribeiro.
Durante o combate ao incêndio, os colchões da ala feminina foram molhados, obrigando a transferência das detentas. Nesta sexta, os presos estão se alimentando com comida preparada por uma empresa de fora. No sábado (6), a cozinha será reativada, mas funcionando em outro lugar da delegacia.
Segundo o investigador, a fiação elétrica da delegacia é antiga e frequentemente apresenta problemas. "Sempre tem queda de energia aqui. Este ano já aconteceram várias. Volta e meia temos que chamar um eletricista", diz. A delegacia de Umuarama tem capacidade para receber cerca de 64 presos, mas abriga mais de 233.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”