Os problemas no sistema de passaporte da Polícia Federal ainda não tinham sido totalmente regularizados até as 16h desta quinta-feira (30). A principal dificuldade era o restabelecimento da requisição do documento, o agendamento de atendimento e a geração de guia de pagamento no site da corporação. Além disso, a sede em Maringá não tinha conseguido enviar todos os dados coletados das pessoas atendidas em regime emergencial, desde segunda-feira (27), quando o sistema entrou em pane.
Apesar disso, a unidade de Maringá voltou a atender normalmente nesta quinta-feira (30) as pessoas que tinham feito o agendamento antes da pane. Segundo o responsável pelo setor de passaportes no município, Helcio Antônio Louchiati, a parte do sistema que faz a coleta de dados biométricos foi restabelecida por volta das 9h. As pessoas que só aguardavam a chegada do passaporte pronto também já podem ir à Polícia Militar. "Só falta o sistema restabelecer os serviços da internet, onde a pessoa começa o processo de obtenção do passaporte", explicou.
Entre segunda (27) e quarta-feira (29), quando todos os serviços foram suspensos, Louchiati estima que até 150 pessoas deixaram de ser atendidas. A expectativa era de que os serviços pela internet voltassem a funcionar até o fim da tarde desta quinta (30) ou a manhã de sexta-feira (1º). "Aos poucos, o sistema vai voltando ao normal", afirmou.
Problema
O problema começou por volta de 16h da segunda-feira (27) no sistema integrado de passaportes, de abrangência nacional. Desde então, o serviço estava em manutenção.
Até quarta (29), a PF afirmava se tratar apenas de uma falha no agendamento de datas para solicitação de passaportes. O problema deveria ter sido resolvido até as 18h de anteontem, segundo prazo dado pela própria PF, mas apenas no fim da noite conseguiram identificar a causa da instabilidade no sistema. Agora, constatado um "defeito técnico de relevante gravidade", o prazo foi estendido por tempo indeterminado.
Segundo nota emitida pelo órgão no fim da noite de anteontem, a pane foi causada durante a migração do banco de informações para um novo servidor - um dos arquivos do computador estava corrompido e os dados de emissão de passaportes não puderam mais ser lidos. Agora, técnicos trabalham na recuperação desses dados - que, segundo a assessoria de imprensa da PF, não estão perdidos.
Para tentar contornar o problema, a unidade maringaense da PF adotou um esquema alternativo, com a entrega manual (sem lançamento de dados no sistema digital) de passaportes emitidos emergencialmente.
Serviço
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da PF em Maringá (44) 3220 1400.
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