Sete mil pessoas, pelo menos, pediram a redução do tempo de espera nas filas de bancos e um melhor atendimento nas agências. Esse foi o número de assinaturas num abaixo-assinado protocolado na manhã desta sexta-feira (8) pelo Sindicato dos Bancários de Maringá e Região. O Procon recebeu o pedido e prometeu fazer fiscalizações surpresa já na próxima semana.
Segundo o presidente do sindicato, Claudecir Oliveira de Souza, as assinaturas foram colhidas no fim de dezembro de 2008, em um protesto em frente à agência central do Banco do Brasil em Maringá. "Todos os dias recebemos várias ligações de pessoas reclamando do tempo de espera nas filas. No Procon, elas representam 6% de todas as queixas registradas no mês", afirma.
Segundo Souza, a intenção é fazer uma fiscalização nas agências na próxima semana. "Queremos ajudar o Procon a fazer esse trabalho, afinal os bancários são os que mais sofrem com a superlotação nas agências, ouvindo desaforo dos clientes e trabalhando de forma estressante", diz Souza.
Para o presidente do Sindicato, a causa dessa situação é o reduzido número de funcionários nas agência. "Sabemos que todos os anos, apesar de toda a conjuntura econômica, os bancos continuam batendo recordes de lucro. Nós exigimos a contratação de mais funcionários para melhorar o atendimento ao cliente e o trabalho dos funcionários", ressalta.
De acordo com o coordenador do Procon de Maringá, Dourival Dias, o órgão registrou cerca de 50 multas a bancos no último mês, por queixas diversas. "Eles são o quinto em reclamações dos clientes", afirma.
Lei
Uma lei municipal de Maringá afirma que o tempo máximo de espera nas filas de banco deve ser de 20 minutos em dias comuns. Até o dia 5 de cada mês, um dia antes e um dia após os feriados, o tempo permitido de espera é de 30 minutos.
Segundo Dias, a fiscalização deve ser feita de forma surpresa, pois quando há o alarme, as agências geralmente providenciam mais caixas para atender os clientes. "Temos dificuldade de multá-los, pois quando o usuário nos liga, geralmente ele está nervoso, alertando a direção dos bancos", conta.
O coordenador do Procon fala que os clientes que se sentirem lesados por conta de tempo de espera na fila, devem ligar para o órgão de forma discreta, para que os fiscais cheguem repentinamente na agência. O telefone do Procon de Maringá é (44) 3293-8150.
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