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Duas equipes do Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) visitaram cinco agências bancárias no Centro de Maringá, na tarde desta sexta-feira (15). A fiscalização surpresa dos agentes multou as cinco agências visitadas em R$ 42,5 mil por não cumprirem o limite de 20 minutos para que cada cliente seja atendido. O maior tempo de espera na fila de um banco verificado pelo Procon foi de 33 minutos.

A ação das equipes fiscalizadoras ocorreu depois que 7 mil pessoas realizaram um abaixo-assinado reclamando do tempo perdido nas filas bancárias. Além da monitoração das filas, o Procon encontrou outras irregularidades: falta de senhas de atendimento e assento para os clientes.

De acordo com o coordenador do Procon, Dorival Dias, as reclamações contra instituições bancárias ultrapassam o número de 120 por mês. "A população não pode passar por esse tipo de constrangimento", afirmou Dias. "As fiscalizações não vão parar. Vamos continuar a verificar as irregularidades nesses e em outros bancos. As agências autuadas hoje se comprometeram a resolver os problemas."

Dias lembrou ainda que no final e início de cada mês a situação nos bancos é ainda pior. "São dias em que as agências estão lotadas em razão dos pagamentos de salários e quitação de dívidas por parte dos clientes. Nesse período o tempo de espera pode dobrar."

Segundo o Sindicato dos Bancários de Maringá, responsável pelo recolhimento do abaixo-assinado, realizado em dezembro de 2008, em frente à agência central do Banco do Brasil, em Maringá, as queixas feitas ao Procon representam 6% do total recebidas pelo órgão todos os meses.

Foram multados o Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Unibanco e Sicredi. A reportagem entrou em contato com as agências autuadas, mas não conseguiu contato com os gerentes.

Lei

A lei municipal de Maringá determina que o tempo máximo de espera nas filas dos bancos não pode ultrapassar os 20 minutos em dias comuns. Até o dia 5 de cada mês, um dia antes e um dia após os feriados, o tempo permitido de espera é de 30 minutos.

Os clientes que se sentirem lesados por conta de tempo de espera na fila podem ligar para o telefone do Procon de Maringá (44) 3293-8150.

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