Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mandaguari

Produtores de leite da região apostam no inverno para aumentar ganhos

Melhora na produtividade depende de investimentos em outras opções de alimentação para os animais | Arquivo/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Melhora na produtividade depende de investimentos em outras opções de alimentação para os animais (Foto: Arquivo/Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Ao contrário do que acontece com alguns agricultores, os produtores de leite aproveitam o inverno para ampliar a rentabilidade da atividade. As vacas de origem européia se sentem mais confortáveis no frio e, com alguns investimentos em insumos e mudanças de manejo, o produtor pode aproveitar o clima e ter um ganho de 10% a 30% na produção.

A explicação é de Rodrigo Cesar da Silva Sosa, gerente do setor de insumos da Cooperativa de Laticínios de Mandaguari (Colari), região Noroeste do Paraná. Segundo ele, o inverno é uma oportunidade para os bovinocultores garantirem uma renda extra.

"O gado leiteiro é o contrário do gado de corte para o frio. No verão, ele [gado leiteiro] sofre muito com pragas e carrapatos", explicou Sosa. Dessa forma, não há possibilidade de os bovinocultores sofrerem baixas de plantel, como a ocorrida com quase 3 mil nelores que morreram de hipotermia no Mato Grosso do Sul.

Mas a escassez de pasto durante o período pode ser um problema para o produtor que não se precaver. O capim vai rareando nas fazendas e, por isso, o proprietário precisa buscar alternativas com antecedência. Incremento na ração, sal mineral, silagem e aveia são opções de alimentação para o animal não padecer com falta de nutrientes.

Apesar do frio intenso nos últimos dias, o produtor de leite do Noroeste não teve grandes preocupações, já que a temida geada não veio com força na região. De acordo com Sosa, essa é a expectativa para o restante da estação.

O proprietário também precisa apostar em produtos veterinários que potencializam a produção. "Estamos numa época de preços em baixa, mas não podemos ficar de braços cruzados. Sempre damos ao produtor mecanismos para aumentar a produtividade e os ganhos", explicou. De acordo com o gerente, o preço do leite vindo do Uruguai e da Argentina está fazendo com que a rentabilidade fique abaixo do esperado.

"Diante do inverno, que até agora não foi tão rigoroso, o produtor de leite, como de praxe, está preparado com silagem e aveia. A baixa do preço é motivada pelo mercado, mas o que a gente orienta é que nessa época ele tem que acreditar e investir, pois se combate o preço baixo com melhor produção."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.