• Carregando...
Alunos aprenderam sobre as 4,7 mil substâncias nocivas presentes no cigarro | Divulgação
Alunos aprenderam sobre as 4,7 mil substâncias nocivas presentes no cigarro| Foto: Divulgação

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) deu início nesta segunda-feira (4) ao Projeto de Extensão Prevenção e Controle do Tabagismo entre Escolares no Município de Maringá, que pretende atingir alunos de 1ª a 5ª série do ensino fundamental da rede pública municipal da cidade. A primeira escola participante foi a Campos Sales, e ao longo do ano outras instituições serão visitadas.

O objetivo é conscientizar as crianças para que não entrem no vício e para que sejam colaboradores no combate ao tabagismo, explicou o coordenador do projeto professor Celso Conegero, da UEM. Segundo ele, o que mais surpreendeu na primeira escola visitada foi o nível de informações sobre o assunto que os alunos já conheciam. As crianças falaram sobre as doenças causadas pelo fumo, o risco de incêndios a até citaram algumas das 4,7 mil substâncias nocivas presentes no cigarro.

A visita às salas de aula é feita por um profissional e um estagiário da UEM e um profissional do Programa Saúde da Família, que levam material biológico para demonstrar os malefícios do cigarro, como pulmão sadio e pulmão de fumante, coração, feto e cérebro. Durante a visita, são passados dados sobre o tabagismo, como conseguir auxílio para deixar o vício, os locais que oferecem essa ajuda.

A iniciativa envolve três professores e dez estagiários da UEM, além de 15 profissionais da saúde da Prefeitura. A equipe passou por capacitação no dia 30 de abril. Outras informações sobre o projeto pelo fone 3261-4963.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]