O Carnaval terminou com quatro homicídios e 26 pessoas detidas, por crimes diversos, na região de Maringá. A informação está em um balanço divulgado nesta quarta-feira pelo 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que atende 23 municípios da região. Os assassinatos acontecerem nas duas primeiras madrugadas da festa: no sábado (13) e no domingo (14).
A madrugada de domingo (14) foi a mais violenta, com dois homicídios e 14 registros de lesões corporais. No total, a PM atendeu 42 ocorrências. Entre elas está um caso na Avenida das Palmeiras, em Sarandi, onde dois adolescentes foram baleados, um dos quais, de 16 anos, morreu no local. O outro, que te 15 anos, seguiu para o hospital.
Já no sábado (13), quando os policiais registraram 18 infrações, também houve duas mortes. Uma das vítimas é Jonatan Gomes Ferreira , (20), que foi morto próximo a uma danceteria no Jardim Independência, em Sarandi. Houve ainda um comerciante que foi vítima de latrocínio em Ourizona.
Nos quatro dias de festa, a PM atendeu 106 ocorrências a maioria (31) por roubo. Em seguida estão os crimes de vias de fato e ameaça, com 23 registros cada, e lesões corporais, que teve 22 casos. "Todos os anos isso acontece. As pessoas se reúnem e passam o Carnaval em um grupo, o que acaba gerando brigas, tanto na rua quanto em bailes fechados", diz o investigador Coutinho, da Polícia Civil. Houve ainda uma ocorrência relacionada ao uso de drogas e duas, ao tráfico de entorpecentes.
A PM também foi chamada para atender muitos crimes de trânsito houve 90 infrações de trânsito urbano. Foram removidos 35 veículos. Em relação ao tráfico de drogas, houve cinco apreensões, que totalizaram 34 pedras de crack e pequena quantidade de maconha e de cocaína.
Estradas
O feriado de carnaval deixou, até a manhã desta quarta-feira (17), sete mortos nas estradas atendidas pela 4ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual. Foram cinco mortes a mais do que o registrado no feriado prolongado do ano passado. Desde sexta-feira (12), ocorreram foram registrados 29 acidentes, com 26 feridos. Nesse período, os policiais realizaram 428.
A última morte aconteceu na tarde de terça-feira (16), na PR-317 . Segundo a PRE, um veículo VW Gol saiu da pista próximo ao aeroporto Silvio Name Júnior, em Maringá. O motorista Luis Carlos Tomaz (33), morreu na hora. Uma mulher que também estava no veículo ficou ferida e foi encaminhada para o Hospital Santa Rita.