Um queniano e um brasileiro devem brigar pelo título da 36ª Prova Rústica Tiradentes, que acontece na próxima quarta-feira (21) em Maringá. Os favoritos são o africano Mark Korir e o brasileiro Anoé dos Santos Dias terceiro colocado na São Silvestre de 2007. A Prefeitura divulgou nesta sexta-feira (16) que 4,6 mil corredores se inscreveram para a prova. As inscrições terminaram na quinta-feira (15).
Neste ano, pela primeira vez, os campeões (masculino e feminino) terão de passar por exame antidoping. "Estamos certificando a prova junto à Confederação Brasileira de Atletismo e esta é uma exigências", explica o coordenador da prova, Jorge Inocente. Ele afirma que, para o próximo ano, espera subir a prova de nível, ampliando o número de exames realizados e atletas estrangeiros competindo.
Na prova feminina, as favoritas são a etíope Zelalem Bekele Abebe e queniana Leah Jerotich. No ano passado, os africanos dominaram a prova: conquistaram o 1º e o 2º lugar na prova masculina, e o 1º lugar na feminina.
Quase 5 mil corredores
Entre os quase 5 mil inscritos, 3,5 mil vão disputar a prova principal, que percorre as ruas do centro da cidade. A largada acontece às 16h55 (feminino) e às 17h (masculino), na Avenida XV de Novembro, 701, em frente ao Paço Municipal. Os vencedores receberão troféus, medalhas e R$ 22 mil em dinheiro.
Já nas categorias inferiores (pré-mirim, mirim, infantil e infanto-juvenil, que reúnem atletasa com idade entre 10 e 17 anos), as disputas serão na pista de atletismo instalada no Estádio Willie Davids.
Haverá 600 voluntários organizando o evento, entre fisioterapeutas, médicos, estagiários, voluntários, servidores municipais e seguranças.
Senado aprova regulamentação da reforma tributária; texto volta para a Câmara
Câmara reacende debate sobre voto impresso: o que diz o projeto aprovado pela CCJ
Cirurgia de Lula retoma discussão dentro do PT sobre candidatura para 2026
Lula precisa passar o cargo para Alckmin enquanto está internado? Veja o que diz a Constituição