Declarações do imposto de renda
Maringá - 54.8 mil declarações recebidas de um total 80 mil (69%)
Região Noroeste (126 municípios) - 158 mil declarações recebidas de um total de 229 mil (69%)¨
A Receita Federal ainda espera receber cerca de 71 mil declarações do Imposto de Renda (IR) na região Noroeste do estado até esta sexta-feira (29), quando termina o prazo para o envio das informações. Segundo levantamento da delegacia do órgão em Maringá, 158 mil contribuintes de 126 municípios haviam declarado até as 23h59 de quarta-feira (27), cerca de 69% do volume total esperado.
Em Maringá, o índice de entrega é o mesmo da região. Cerca de 54,8 mil das 80 mil declarações já foram repassadas no município. Segundo o analista da Receita FederalMarcos Luchiancenkol, o sistema para o envio das declarações no site do órgão ainda não apresenta lentidão. "A resposta não é mais tão imediata quanto há um mês, mas está praticamente instantânea", afirmou.
No entanto, para evitar maiores problemas, Luchiancenkol pede para que o contribuinte antecipe a declaração, já que sistema pode ficar congestionado nas últimas horas antes do fim do prazo.
Se não declarar o IR, o morador fica com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) suspenso, não podendo abrir contas bancárias, fazer passaporte ou financiamentos, efetuar registros em cartórios, entre outras limitações. Se declarar fora do prazo, o contribuinte ainda pagará uma multa de 1% sobre o valor do imposto devido no ano para cada mês de atraso. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74 e o máximo de 20% sobre o valor do imposto devido.
53% dos contribuintes devem ter restituição
Faltando apenas um dia para o fim do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda, 900 mil paranaenses que já prestaram contas ao Fisco podem saber se caíram ou não na malha fina. A Receita Federal do Brasil (RFB) processou 13,4 milhões de declarações, o que representa 97% dos documentos entregues em todo o país até o último domingo. Desse total, 6,6% das declarações são do Paraná.
Com base nos dados já processados, a Receita calcula que 53% dos contribuintes terão imposto a restituir, 15,4% têm imposto a pagar e 31,6% ficaram sem saldo de imposto. Quem já entregou a declaração pode conferir sua situação através do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) no site www.receita.fazenda.gov.br. Para acessar as informações, o contribuinte precisa gerar um código de acesso, tendo em mãos o número dos recibos dos dois últimos exercícios fiscais (2009 e 2010).