Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Drogas

Recuperação de alcoolistas está acima de média em Maringá

Um dado positivo mencionado pela presidente do Comad em ralação ao combate às drogas em Maringá é a alta média de pacientes que conseguem concluir o tratamento de recuperação do alcoolismo. O índice na cidade fica entre 60% e 70%, bem acima dos 40% do país. Já a média de término do tratamento para outras drogas é de 12%, parecido com outros lugares.

Embora os dois índices (para álcool e outras drogas) estejam dentro do esperado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde, dois fatores são determinantes para o melhor desempenho na recuperação de alcoolistas. "Tecnicamente estamos mais preparados para lidar com o alcoolista porque essa é uma situação que está posta a mais tempo. Já o crack está no Brasil há cerca de 20 anos. É um problema relativamente novo e que ainda carece de estudos", disse.

O segundo fator, segundo ela, é que Maringá felizmente conta com um bom aparato no setor da saúde para esses casos. Para a recuperação do dependente químico, a Prefeitura desenvolveu o Centro de Atenção Psicossocial para Alcool e Drogas (CAPSad), além das comunidades terapêuticas, da emergência psiquiátrica do Hospital Municipal e do Hospital Psiquiátrico. O paciente recebe alta quando completa 12 meses de abstinência total e partir daí recebe acompanhamento mensal por mais um ano.

As comunidades terapêuticas dispõem de 25 vagas exclusivas para adolescentes do sexo masculino, 188 para homens adultos e 21 para mulheres adultas, inclusive com capacidade para seis bebês que precisem ficar perto da mãe. Para tratamento de desintoxicação, o município conta com 70 vagas para adultos, 12 para adolescentes e 26 para emergências psiquiátricas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.